SMO: otimizando conteúdo para mídias sociais

SMO: otimizando conteúdo para mídias sociais

Se você ainda não sabe se é adepto ao SMO, a chance dos seus conteúdos não estarem engajando o tanto que poderiam é grande. Por mais que você esteja postando fotos, escrevendo legendas incríveis e postando stories, não é suficiente!

A verdade é que apenas criar conteúdo não vai fazer com que o seu público interaja com as suas postagens. A criação de conteúdo é apenas parte do todo.

Para você conseguir engajar, ter visualizações e comentários é preciso cuidar de todas as etapas, conhecer bem seu público alvo e investir muito em SMO.

 

O que é SMO?

No sentido literal, SMO significa Social Media Optimization. Nada mais é que técnicas de otimização para que o seu conteúdo seja procurado, encontrado e compartilhado pelas pessoas na internet de forma natural.

As técnicas de SMO são aplicadas nas redes sociais e o objetivo principal é levar os usuários que estão nas mídias sociais (Facebook, Twitter, Instagram) para o seu perfil nestas plataformas, ampliando a sua presença digital e aumentando o tráfego para o seu site (ocasionando até em vendas, como no caso do instagram shopping).

 

Qual a importância do SMO?

Qual a importância e por que investir em SMO? Desde que o Google mudou os seus algoritmos e passou a levar em consideração o engajamento das mídias sociais como um fator de ranqueamento nos resultados de buscas, tudo mudou.

Com o crescimento e o avanço das redes sociais (principalmente Facebook, Twitter e Instagram), o SMO se tornou fundamental nas estratégias de marketing digital e marketing de conteúdo. Com isso, estar ativo nas redes sociais é uma ótima maneira de aumentar o engajamento e acessos e assim, ter um bom posicionamento da sua marca na internet.

Uma boa estratégia de SMO é aumentar o número de distribuição de conteúdo, nas mais variadas redes sociais, bem como melhorar a performance das estratégias de SEO, que além de aumentar significativamente o tráfego direto (que vem através das referências nos sites), também performa nos motores de busca.

 

Como aplicar o SMO e otimizar as suas mídias sociais? 

Agora que você já sabe tudo sobre a teoria do SMO chegou a hora de aprender na prática!

Anote as melhores dicas para acertar na sua estratégia de SMO:

 

1- Conteúdo de relevância

Não importa se o conteúdo tratado é curto ou extenso, o que vale é a sua relevância. Publique conteúdos que agregam de alguma forma os usuários que estão na sua página. Publicações que geram conhecimento, ensinamento e até mesmo curiosidade, fazendo assim  despertar o interesse do seu público e transformar seguidor em cliente.

Se o conteúdo é bom, é mais fácil as pessoas curtirem, compartilharem e comentarem, gerando maior interação e engajamento.

 

2- Descubra o melhor horário para postar

Não existe um horário padrão ou universal para publicar nas redes sociais, varia de cada segmento e cada negócio. Por isso, é importante analisar seus posts antigos e conhecer bem o seu público alvo.

Analise a frequência dos seus posts e descubra os melhores dias e horários para publicar em cada rede social impulsionando sua estratégia de conteúdo. Se você nunca fez essa análise, a minha dica é começar fazendo uma lista dos seus posts antigos, com as principais métricas referentes a eles e o dia e a hora de postagem de cada um.

Com essa lista em mãos você pode descobrir quais horários e dias as postagens tiveram mais comentários, curtidas e compartilhamentos.

 

3- Reutilize conteúdo de forma estratégica

Adaptar um conteúdo feito para outra plataforma pode ser ótimo para não perder a frequência e a assertividade das suas postagens.

Dica de ouro: você pode reutilizar um artigo do seu site ou blog e transformá-lo em post para Instagram ou Facebook, ou ainda reutilizar um vídeo do seu canal no Youtube e editar, cortando as partes mais relevantes para postar nos stories ou reels do seu Instagram.

 

4- Integre as redes sociais com outros canais de marketing

Fazer uma integração com outros canais de marketing é fundamental para otimizar conteúdos de SMO e obter sucesso nas redes sociais.

A nossa dica é colocar botões das suas páginas nos textos do blog, nos vídeos e até mesmo nos emails que você envia. É uma forma de apresentar para os usuários seus outros canais de comunicação, fazendo com que eles interajam por todas as suas outras redes sociais.

 

5- Incentive as pessoas a compartilharem seu conteúdo

O aumento do alcance das suas publicações na maioria das vezes é dado pelo fato das pessoas compartilharem o conteúdo postado, por isso, é fundamental incentivar os usuários a compartilharem o seu post em outras redes sociais.

Você pode fazer isso integrando suas redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, nos seus posts do blog ou vídeos do YouTube, como dito na dica anterior. Também há a forma de fazer isso manualmente, pedindo na legenda para as pessoas compartilharem ou através de vídeo no stories.

 

As técnicas de SMO são mais do que essenciais para a sua estratégia de marketing digital, para se diferenciar e destacar dos demais e atrair a atenção do público.

Além de garantir uma relevância para os algoritmos, a otimização é capaz de estreitar o relacionamento com o público trazendo maior eficiência para suas ações. Garanta resultados certeiros investindo em técnicas de SMO nas suas redes sociais.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post falamos sobre marketing de conteúdo para mídias sociais, dê uma olhadinha. E se precisar de uma ajuda, estamos aqui!