Entenda o algoritmo do instagram de uma vez por todas

Entenda o algoritmo do instagram de uma vez por todas

Para ter sucesso no instagram é preciso entender exatamente como ele funciona, assim você consegue tirar maior proveito das oportunidades desta rede social. Por isso, neste texto vamos te ensinar tudo sobre o algoritmo do instagram.

Este termo deixa todo mundo aflito e isso nada tem a ver com o quão misteriosa é esta tecnologia, porque vocês vão ver que não tem nada de secreto. A aflição está naquilo que o algoritmo do instagram pode fazer com alguns perfis, abaixando o alcance e engajamento.

 

Como funciona o algoritmo do instagram? 

Para entender o algoritmo do instagram, você primeiro precisa entender o objetivo da rede social. O instagram é uma empresa, e assim como todas as empresas ela tem como principal objetivo o lucro.

Mas como o instagram lucra se ninguém paga para entrar na rede social? Assim como uma plataforma de mídia tradicional, como a TV, o instagram lucra através dos anúncios. Para conseguir mais anúncios, a rede social precisa fazer com que mais pessoas a utilizem e passem mais tempo nela.

Por exemplo, se você fica 5 minutos no instagram, você vê cerca de 5 anúncios. Mas se você fica 50 minutos, são 50 anúncios. Melhor para o anunciante, mais dinheiro para o instagram. Dessa forma, o algoritmo funciona afim de tornar a experiência mais agradável para que você fique mais tempo lá.

Por isso, os critérios de rankeamento do algoritmo do instagram estão ligados a perfis e conteúdos que permitam uma melhor experiência do usuário. Estes são:

  • Relacionamento: os posts preferidos ou de marcas que você mais se relaciona sempre aparecem primeiro, certo?! Isso porque o algoritmo do instagram entende os perfis que você mais interage para proporcionar uma melhor experiência para você.
  • Engajamento: as publicações que possuem maior engajamento (curtidas, salvos, compartilhamentos, comentários) nos primeiros instantes depois de publicado, normalmente também aparecem primeiro. O algoritmo entende que é um conteúdo relevante para a rede e o exibe.
  • Cronologia: por mais que a cronologia não seja mais efetivamente o principal critério para que uma postagem apareça primeiro, ela ainda tem bastante peso. Cada publicação tem um tempo útil e isso depende do alcance e engajamento dela. Mas o algoritmo do instagram trabalha para que você sempre veja conteúdos novos e recentes.

 

Como usar o algoritmo do instagram na minha marca?

Agora que você aprendeu como o algoritmo do instagram funciona. Você pode usar essa informação à favor da sua marca.

  • Poste nos melhores horários: cada marca possui um horário nobre diferente, isso tem muita relação com o seu público. Pensando nos critérios de engajamento e cronologia, poste nos melhores horários para um maior alcance e interação.
  • Aposte em conteúdos engajados: publique enquetes, perguntas, conteúdos compartilháveis e salváveis. Estimule o engajamento e o engajamento com o seu público e seja sempre o primeiro a aparecer para ele. Para isso, você precisa conhecer muito bem o seu público-alvo e persona!
  • Produza imagens de qualidade: o instagram é uma rede social visual, por isso imagens de qualidade tem uma maior aceitação do público, proporcionando maior engajamento.

Use as ferramentas disponíveis: pense numa bio que comunique quem você é. Aposte em hastags do seu nicho. Faça stories e lives. Utilize tudo que o instagram tem disponível para que a sua marca cresça na rede social!