You are currently viewing Shadowban: saiba como evitar o bloqueio no instagram

Shadowban: saiba como evitar o bloqueio no instagram

Você já ouviu falar de shadowban? Ele nada mais é do que um mecanismo de bloqueio do instagram, podendo diminuir o desempenho das publicações de uma conta!

Quando isso ocorre, o seu conteúdo deixa de aparecer no feed, stories, localização e até mesmo na aba explorar. Dessa forma, seus posts aparecem só para quem te segue, diminuindo o alcance para novos seguidores. 

O shadowban foi criado para impedir a manipulação de conteúdos e com isso, manter o controle de visibilidade dos posts mais natural possível. Por isso, pode-se dizer que é um tipo de punição que oculta dos usuários os conteúdos de um perfil.

Ele geralmente ocorre em situações quando os usuários do instagram utilizam métodos impróprios para crescer de forma rápida como: bots, automações, hashtags irrelevantes (que não tem haver com o conteúdo publicado) e acaba prejudicando a experiência das pessoas na rede.

 

Será que você sofreu o shadowban? (como identificar se o perfil está bloqueado?)

Nem sempre é fácil identificar um shadowban, pois ele geralmente ocorre sem aviso. Mas existem indicações e testes que podem ajudar.

Analisando o Instagram Insights e observando suas hashtags pelo feed explorar você já consegue ter uma ideia caso isso aconteça. 

Na sua conta comercial, é possível notar se nos últimos dias caiu o engajamento (curtidas, comentários e compartilhamentos). Pelo explorar, procure pelas hashtags que usou no post mais recente e certifique se ela aparece entre as publicações que estão ali, se a resposta for negativa este poderá ser mais um indício que você sofreu shadowban.

 

5 dicas de como evitar o shadowban

Não quer cair no banimento? Anote essas dicas que te ajudarão a evitar o shadowban na sua conta:

1 – Pesquise antes de publicar

Para não haver uma interpretação ruim, verifique e pesquise sempre as referências e comprove que o tom usado no seu perfil não irá ofender ninguém. Para ter um conteúdo adequado, conheça muito bem o seu público.

2 – Cuidado ao dar unfollow

Para conseguir seguidores algumas pessoas usam a tática de seguir várias contas e logo depois para de seguir. Às vezes dá certo, porém isso é um grande motivo para levar shadowban. A dica para essa tática é dividir esse trabalho de unfollow em alguns dias, assim, evita prejuízos para sua conta.

3 – Não use serviço de automação

O uso da automação pode parecer fácil, prático e rápido de interagir com o público e conseguir mais seguidores, porém esse método é proibido pela plataforma e o seu perfil ganhará um shadowban na certa. Sem falar, é claro, da compra de seguidores.

4 – Interaja com moderação

Interagir com os seguidores sempre é uma boa ideia de marketing digital, mesmo sendo um trabalho mecânico, curtir e comentar com muita frequência pode ser confundido pelo instagram como automação (vocês já viram o que aconteceu com Antônio Fagundes? haha).

Por isso, é sempre bom dar uma pausa e ir com calma entre um comentário e outro.

5 – Escolha e faça o uso certo das hashtags 

É ideal variar no uso das hashtags, sempre lembrando que elas têm que fazer  sentido com o conteúdo da publicação. É legal também verificar se alguma hashtag usada já foi banida pelo próprio instagram, pois se isso acontecer, o post será afetado.

 

 Caí no shadowban, e agora? 

O seu conteúdo não está performando como você gostaria? Calma, às vezes não é questão de banimento, mas da falta de estratégia de marketing de conteúdo nas redes sociais.

Agora se você realmente caiu no shadowban o primeiro passo é não se desesperar, apesar de ser um banimento ele é apenas temporário.

Comece evitando repetir as práticas que levaram ao shadowban e fique pelo menos um dia sem publicar algo novo (isso evita que o ban se estenda por mais tempo). Depois fique atento a estas dicas:

  • Verifique e exclua as hashtags que foram usadas, alguma pode ter sido banida pela rede social e evite repetir as mesmas.
  • Exclua os aplicativos de automação de seguidores, mensagens e curtidas, esses bots são shadowban na certa. 
  • Faça uma pausa, até a poeira abaixar. Evite usar o perfil por algumas horas, ou alguns dias.
  • E por último relate o ocorrido! Após verificar tudo reporte para a plataforma, pois assim o próprio instagram irá te informar o problema.

Se você quer alcançar resultados incríveis sem burlar nenhuma regra da plataforma, conte com a gente para pensarmos numa estratégia assertiva para a sua marca e crescer no instagram com autoridade!