You are currently viewing Gestão de redes sociais: tudo que você sempre quis saber

Gestão de redes sociais: tudo que você sempre quis saber

Para ter mídias sociais que realmente leve resultados reais para o seu negócio é preciso ter uma gestão de redes sociais profissional, com diversas etapas e muita estratégia. O processo vai muito além do que apenas publicar nas redes sociais. 

Quer saber tudo sobre gerenciamento de mídias sociais? Acompanhe o texto abaixo! 

 

As redes sociais no marketing digital 

Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin e Instagram compõem as principais redes sociais usadas na internet. Todas elas têm algo em comum: permitem que as marcas construam seu território corporativo ao mesmo tempo que criam um vínculo de proximidade com seus potenciais clientes. 

A importância do marketing digital nas redes sociais está na eficiência e facilidade da comunicação entre marca e consumidor. Através de interações como: curtidas, compartilhamentos, reposts e comentários, a marca mantém uma relação direta com o cliente, solucionando dúvidas, agradecendo um feedback, criando vínculos e, com isso, conquistando uma grande reputação no mercado.   

Além disso, as redes sociais no marketing digital são bastantes necessárias para que as empresas consolidem sua comunicação institucional, deixando em evidência os seus ideais e valores. Existem vários casos onde empresas se tornam nacionalmente conhecidas graças ao seu comportamento nas mídias sociais, através de post virais, memes e outras estratégias que permitem a expansão de maneira rápida do nome do seu negócio. 

Utilizando estratégias assertivas, as redes sociais possuem potencial para deixar a sua marca conhecida para os usuários, fazendo de maneira natural o compartilhamento do seu conteúdo e despertando o real interesse do público. Compartilhamentos resultam em seguidores e clientes para o seu negócio. 

 

O que é gestão de redes sociais? 

A gestão de redes sociais vai muito além de postar fotos, layouts e textos. Diz respeito a uma série de planejamentos e ações para otimizar o uso dos canais para compartilhar o seu negócio ou produto.

Dessa forma, a gestão contempla desde todo o planejamento dos conteúdos para publicação, passa pela produção deste conteúdo e finaliza com o monitoramento dos resultados.

É necessário uma boa definição de um posicionamento da marca com foco principal naquilo que seu público alvo deseja consumir como conteúdo, na “língua” em que ele  utiliza (formal, descontraído, profissional etc).

 

A estratégia na gestão de redes sociais 

Não podemos falar de gestão de redes sociais sem falar de estratégia. Desenvolver uma boa estratégia para o seu negócio requer muito planejamento. É muito importante garantir que suas campanhas e conteúdos estejam realmente ajudando você a se aproximar do seu objetivo no marketing.

Estude em qual rede social seu público se encontra, considere sua frequência de publicações e que tipo de conteúdo chamará atenção dos usuários. Comece respondendo perguntas do tipo:

 

  • Qual é o meu público?
  • Que tipo de conteúdo meus seguidores curtem mais? 
  • O que eu preciso comunicar para o meu público?
  • Com que frequência responderei às perguntas dos seguidores e as avaliações da minha rede? 
  • O que pretendo usar ao decorrer do planejamento para me comunicar com os seguidores? Qual será o meu diferencial? 

 

Depois destas questões respondidas, chegou a hora da prática:

  1. Produza conteúdo relevantes: desenvolva-os de forma criativa, através de gifs, reels e vídeos, seja consistente na sua página, mantenha uma frequência de publicações, mas lembre-se de não exagerar.
  2. Interaja com o público: mostre que você se importa com a opinião do seu público e que você está presente para o que ele precisar. Afinal, é importante o usuário saber que está lidando com um ser humano do outro lado da tela, e não um robô.
  3. Mensure resultados: acompanhar seu desempenho também te ajuda a identificar seus erros e acertos.

As etapas da gestão de redes sociais

Para uma gestão de redes sociais assertiva é necessário ter em mente todas as etapas do serviço e a sua contribuição para os seus resultados. Anote as etapas abaixo: 

 

Pesquisa de comportamento digital

A pesquisa do comportamento do consumidor te ajuda a entender e entrar na mente do seu cliente. Nesta pesquisa vai descobrir quais redes sociais ele está presente, quais lugares frequenta, qual língua fala e quais veículos de comunicação ele mais consome. 

Sabendo dessas informações, você vai saber onde e como a sua marca precisa estar presente para ganhar a atenção e se relacionar com os consumidores.

 

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico de marketing digital é a elaboração de um conjunto de ações que ajudam a atingir os objetivos do seu negócio ou produto por meio dos canais de marketing escolhidos e estudados na pesquisa de comportamento.

Vale lembrar que esses canais podem incluir mídia própria, compartilhada e paga, e todos podem suportar uma campanha em comum em torno de uma linha de negócios.

 

Produção de conteúdo 

Na prática, a produção de conteúdo para redes sociais é o ato de oferecer materiais em diversos formatos ou plataformas, que sejam verdadeiramente relevantes para o seu público, atraindo mais consumidores para seu negócio. O objetivo de uma boa produção de conteúdo é se tornar uma autoridade no seu segmento de atuação.

Os formatos podem ser os mais variados, bem como as plataformas utilizadas para divulgar o que foi produzido para o público. 

 

Monitoramento dos Pontos de Contato

É muito importante para a sua estratégia de gestão de rede social saber de onde os seus usuários chegam. Como assim? Eu te explico: os pontos de contato fazem parte da trajetória do cliente com seu negócio, desde o início, até o fim.

Os usuários podem encontrar sua empresa online ou em um anúncio, acessar seu site, acessar sua loja ou entrar em contato com seu SAC. Por isso, fique atento de onde os seus contatos vem para não perder nenhuma oportunidade. 

 

Atendimento Online (SAC)

Construir e manter um bom relacionamento com o cliente é uma das principais características positivas para o sucesso do seu negócio. Afinal, a maneira que você trata o cliente diz muito sobre a sua marca, desde o momento do primeiro contato até o pós-venda.

Um SAC assertivo torna seu negócio ainda mais relevante. Portanto, este é um grande momento para se destacar, oferecendo uma ótima experiência de atendimento, mantendo a praticidade, agilidade e eficiência no trato com o comprador.

 

Ações de Interação

Ações de interação é um jeito muito eficiente de potencializar o engajamento do consumidor e assim, proporcionar uma experiência qualificada. Esse tipo de ação é fundamental para conquistar a confiança do seu potencial cliente, aumentando as chances de fidelização, transformando seguidores em clientes. 

Como posso interagir? Respondendo e curtindo comentários, fazendo reposts das marcações, respondendo stories, fazendo enquetes para os usuários responderem, abrindo caixinhas de perguntas e entre outros. 

 

 Tráfego pago

Essa estratégia é muito importante, mas, para entender o que é tráfego pago, é preciso entender o que é o tráfego da sua página. O tráfego diz respeito a acessos no seu site, loja ou página. 

Atualmente, os sites, páginas e até mesmo perfis em redes sociais são ferramentas passíveis de anúncio, essenciais para o marketing digital. Com isso, é possível investir uma determinada quantia para atrair visitantes para suas páginas. Isso é o tráfego pago.

Como dito acima, neste caso você investe um valor em uma determinada fonte e isso faz com que mais visitantes encontrem a sua página. Um bom exemplo é um anúncio do Google. Nesse caso, você escolhe uma palavra chave de relevância para o seu negócio e, quando pessoas pesquisarem por ela, a sua página aparecerá em primeiro lugar.

 

Analisar métricas e insights

As principais redes sociais atualmente possuem um Analytics básico, disponível para sua página ou perfil. A métricas e insights servem para acompanhar o alcance das sua publicações, ou seja, quantas pessoas estão sendo atingidas pelo seu conteúdo, o volume (medição se as pessoas estão falando sobre a sua página), o tráfego de rede social (onde analisa quantas pessoas estão chegando no seu site ou blog através das publicações em suas redes sociais ou vice e versa), taxa de conversão (onde você consegue acompanhar quantos visitantes viraram leads), o número total de engajamentos da sua página, e o crescimento do seu canal. 

 

Anotou as dicas? Possui uma marca que não está inserida no meio digital? Conte com a gente na gestão das suas redes sociais para obter ótimos resultados!