You are currently viewing O que é marketing de influência?

O que é marketing de influência?

Marketing de influência é uma estratégia de marketing digital que consiste em ações entre pessoas com números consideráveis de seguidores e marcas, com o intuito de atrair consumidores para o seu negócio

As empresas trabalham com esses influenciadores devido seu grande número de engajamento nas mídias sociais, facilitando o alcance para um maior número de pessoas e aumentando a visibilidade da marca

O marketing de influência está crescendo cada dia mais e cada vez mais rápido, até mesmo mais do que os anúncios digitais tradicionais, segundo a revista Forbes.

 

Como funciona uma ação de marketing de influência?

Quer saber o passo a passo para uma ação de marketing de influência de sucesso? Anote essas dicas!

  • O primeiro passo  para adotar o marketing de influência para sua empresa é traçar os objetivos a serem desenvolvidos com a estratégia.

    Defina o principal propósito da marca, construa sua identidade, responda perguntas como: sua marca quer divulgar um produto? Gerar leads? Pense em como o influencer será capaz de trabalhar em cima disso e qual será a parceria ideal.

  • Segundo passo, escolha um influenciador da maneira certa, para uma boa estratégia de marketing de influência, use ferramentas para encontrar quem é mais relevante e pesquise para saber qual a referência do seu público-alvo. Também é legal conferir a “linguagem” utilizada pelo influencer e ver se combina com a da sua marca.
  • Logo após, cruze campanhas e canais para obter maiores resultados, conte com mais de um influenciador e use diferentes meios, se permita expandir ideias, assim,  é possível ampliar o alcance da estratégia de marketing de influência.
  • Em seguida, planeje sua estratégia com os influenciadores, formalize a ação e alinhe as ideias e expectativas. Não tenha medo de usar a criatividade, o diferencial tem o seu valor. Inove e lembre-se sempre de ser transparente e verdadeiro na mensagem que quer passar.
  • Por último, gerencie as postagens, a divulgação dos conteúdos com os influenciadores requer mensuração de resultados. Fique de olho se os números esperados estão sendo atingidos, se é preciso fazer alguma mudança, e etc. 

Seguindo todas essas dicas, ficará mais fácil colocar em prática o marketing de influência na sua empresa e atingir resultados reais.

 

Quem são os influencers? 

Para planejar uma estratégia de marketing de influência é preciso entender os diferentes tipos de influencers e onde cada um atua.

Eles se diferem por conta do nível de influência que exercem sobre seus seguidores e usuários da internet e não apenas pela quantidade de seguidores que possuem. Conheça os quatro tipos:

 

Micro-influenciadores

Não são famosos ou celebridades, eles possuem entre dez mil e cem mil seguidores engajados, e este é o ponto crucial, eles custam bem menos que o macro e embora tenham um alcance menor, os micro possuem seguidores leais e engajados, e isso fornecerá um ótimo retorno se o produto se encaixar no público alvo.

Nanoinfluenciadores

São um novo tipo de influenciadores, são consumidores comuns que influenciam dentro da comunidade local, geralmente possuem menos de dez mil seguidores nas redes e pouca experiência em trabalhar com marcas. Apesar disso, são muito poderosos, devido ao seu nível de envolvimento e não cobrar caro por parcerias, como conhece a maioria dos seguidores, gera uma maior confiança e credibilidade.

Macro-influenciadores

Possuem de cem mil a um milhão de seguidores, são encontrados entre os micro e os megainfluenciadores e normalmente têm um público grande, mas engajado, funcionando bem para marcas que desejam anunciar em um nicho específico.

Megainfluenciadores

Geralmente eles têm, pelo menos, 1 milhão de seguidores ou assinantes em, pelo menos, uma plataforma de mídia social. Logo, se você quer que sua marca seja reconhecida mundialmente, considere fazer parcerias com os megainfluenciadores.

 

Por que investir em marketing de influência? 

Influenciadores digitais além de ter um público segmentado, possui a capacidade de falar com o tom certo para os seguidores, pois foi por este motivo que começaram a segui-lo: se identificaram, e isso pode ser transferido para sua marca! 

Por isso, podemos dizer que investir em marketing de influência é válido. Saber escolher os influenciadores corretos e ter uma campanha criativa e bem alinhada com seus objetivos de marketing e de comunicação é como dar um tiro no alvo, otimizando orçamento e potencializando os resultados.

 

Vamos pensar numa ação de marketing de influência para o seu negócio? Entre em contato com a gente!