You are currently viewing Como calcular a taxa de engajamento

Como calcular a taxa de engajamento

Neste texto te apresentamos as melhores formas de aumentar a sua taxa de engajamento, bem como a maneira correta de calcular e a importância da análise desta métrica. Leia abaixo.

 

O que é taxa de engajamento?

Taxa de engajamento é o nível de interação dos usuários alcançados pela sua página ou um post da sua página. Quando falamos de interações, falamos de: compartilhamentos, reações, curtidas, cliques, comentários e entre outros.  

Algumas redes sociais têm a opção de “salvar” o post, e esse é um tipo de interação que também conta para o cálculo da taxa de engajamento. 

 

Como calcular a taxa de engajamento? 

Existe uma fórmula geral para realizar o cálculo da sua taxa de engajamento: total de interações sobre o alcance do post. O ideal é separar o cálculo dessa taxa em dois grupos.

Taxa de engajamento real: é calculado com base nas interações e alcance.

Exemplo: um post com 184 curtidas com um alcance de 8.774 pessoas em um perfil com 3.100 seguidores a taxa será: 184/ 8.774 = 0,0209 x 100 = 2,09%.


Taxa de engajamento pública: são aquelas que não são levadas em consideração o alcance do post. Dessa forma, o engajamento existente na página ou perfil é calculado de acordo com o número de seguidores e não com o alcance do post. 

Exemplo: um post com 184 curtidas com um alcance de 8.774 pessoas em um perfil com 3.100 seguidores a taxa será: 184/ 3.100 = 0,0593 x 100 = 5,93%.

Como vimos, é possível usar diversas maneiras para mensurar a taxa de engajamento. O que importa é conseguir insights que definem a sua estratégia para chegar no objetivo esperado.

 

Por que analisar esta métrica?

É importante sempre analisar as métricas de engajamento, para saber se o conteúdo está sendo “aprovado” pelo seu público alvo e também entender como melhorar a sua estratégia. 

Uma dica importante para quem utiliza marketing de influência na sua comunicação: a taxa de engajamento é uma das principais métricas utilizadas por empresas que contratam influencers digitais. Pois ela permite descobrir se o público dele realmente se interesse, ou até se eles compram seguidores.

 

Como aumentar sua taxa de engajamento 

Diferente do que muitos pensam, aumentar o engajamento não é tarefa fácil, aqui vai algumas dicas, anota aí: 

1- Faça legendas nas publicações que deixem os seus seguidores com vontade de comentar, como por exemplo escrever perguntas no final da descrição para que os seguidores respondam;

2- Faça posts compartilháveis, para seu seguidor enviar para amigos e alcançar mais usuários; 

3- Interaja com outros perfis do seu nicho;

4- Responda sempre os comentários das suas publicações, afinal, responder os seguidores atrai novos usuários e consequentemente aumenta o engajamento;

5- Use hashtags, assim, o usuário terá mais facilidade em encontrar seu post quando pesquisar sobre o assunto usando o símbolo #;

6- Publique com frequência, quem não é visto não é lembrado, porém cuidado com o excesso, aposte no equilíbrio de postagens relevantes. Monitorar os resultados ajuda na hora de entender a frequência ideal de acordo com seus seguidores. 

 

O que você está fazendo para aumentar o seu engajamento? Precisa de ajuda?! Conta com a gente!