Black Friday: o guia para uma ação de sucesso

Black Friday: o guia para uma ação de sucesso

A Black Friday já se tornou uma importante data do comércio. Este ano, com a pandemia do coronavírus e a expansão dos negócios digitais, a tendência é que a data seja a maior de todos os tempos!

No ano passado a Black Friday faturou R$3,2 bilhões online e neste ano a expectativa é ser ainda maior. Segundo estudo realizado pela empresa americana AppsFlyer e divulgado pela Exame, a maior intenção de compra é de roupas e acessórios, seguido de eletrônicos e eletrodomésticos.

Mas como aproveitar esta temporada de promoções como uma oportunidade de crescimento e evitar prejuízos? Foco no marketing digital, com muito planejamento, execução sem medo e mensuração real!

 

Passo a passo para o sucesso na Black Friday

É um fato que as pessoas decidem a compra só depois de dar uma olhadinha online. Para 37% dos entrevistados no levantamento Inteligência de Mercado da Globo, a publicidade em sites e nas redes sociais influenciam e muito na decisão de compra.

Por isso, é importante que você tenha em mente a realidade do seu negócio e invista, o quanto antes, nas melhores estratégias. Você vai ver como lá na frente os resultados vão chegar.

Agora vamos ao passo a passo:

  • Defina a meta das suas ações: Quais objetivos o seu negócio pretende alcançar com a Black Friday? A partir deste objetivo defina as metas a serem conquistadas por cada departamento da sua empresa.

  • Desenvolva uma estratégia de campanha: Com objetivos e metas definidas é hora de colocar a criatividade para funcionar e desenhar a campanha, do planejamento à execução.

    Nesta etapa, uma agência de marketing digital poderá te ajudar no alinhamento dos objetivos de negócio com os objetivos de comunicação, deixando você para gerir as etapas operacionais de suma importância para o sucesso da ação.

  • Defina os produtos de forma estratégica: Escolher os produtos que vão entrar na Black Friday tem que ser feito de maneira a pensar no longo prazo. Você quer apresentar um novo produto? Coloco uma amostra como brinde em um produto que já é o queridinho. Tudo isso dependerá dos seus objetivos e metas de negócio.

  • Garanta um bom estoque: Um dos principais problemas da data é a frustração causada aos consumidores. Tenha um estoque saudável, que irá suprir a demanda e não causar desgastes à imagem da empresa.

  • Esteja atento às políticas de entrega e troca: Antes de colocar qualquer ação para o mundo, tenha as regras e políticas da empresa bem definidas e claras para o seu cliente. Além de um estoque suficiente, também tenha responsáveis destinados a entrega e troca dos produtos para não gerar nenhuma frustração.

  • Se prepare para o período da ação: Preparados? Todos os pontos de contato da marca devem estar alinhados com as informações necessárias para sanar todas as dúvidas dos consumidores.

  • Faça um relatório detalhado da campanha: As vendas foram boas? Ficou alguma coisa a desejar? Mensure todas as variáveis da ação, desde os números de venda até o comportamento do consumidor durante o período. Estes dados te ajudarão a fazer um diagnóstico mais preciso da sua empresa para uma próxima ação!

Seguindo esses passos de forma responsável e delegando as tarefas e atividades, a sua Black Friday tem tudo para ser um sucesso.

Mas se no final da ação você perceber que seus resultados no marketing digital podem ser ainda melhores, confira o que podemos fazer pela sua marca!