Diagnóstico de marketing digital: como usar na minha estratégia?

Diagnóstico de marketing digital: como usar na minha estratégia?

Quando você vai fazer uma festa, antes dos convidados chegarem, é preciso deixar a casa arrumada. Com a sua empresa não é diferente. Fazer um diagnóstico de marketing digital é avaliar todos os pontos da sua marca na internet, para deixar tudo organizado antes do seu cliente chegar.

É muito comum querermos colocar o nosso negócio na rua, criar as redes sociais, divulgar o site e ver o que acontece, afinal somos todos ansiosos para contar uma novidade. Mas a primeira etapa ao elaborar uma estratégia digital para fazer a sua marca bombar é dar um passo para trás!

 

O que é Diagnóstico de Marketing Digital?

Entender sobre o seu negócio, a cadeira de valor em que ele está inserido e avaliar os seus concorrentes são as principais etapas do diagnóstico de marketing digital. Ele tem como objetivo reunir todas as informações sobre o seu mercado no ambiente digital, para uma maior assertividade na hora de tomar qualquer decisão.

Assim, o diagnóstico da sua marca deve ser usada para a elaboração da sua estratégia digital. Para isso é preciso estar atento a esses pontos:

  • Os canais em que a marca está presente;
  • A qualidade do conteúdo compartilhado;
  • A resposta e interação da audiência;
  • O público-alvo e a buyer persona;
  • Os concorrentes e referências;
  • Oportunidades de mercado;

 

Por isso, antes de sair comunicando sobre a sua empresa, é importante que você tenha um conhecimento denso sobre a marca. E é esse o objetivo do diagnóstico digital, avaliando o seu negócio e identificando os gargalos, para melhorá-los. Lembre-se: sem diagnóstico não há cura!