2022 é um ano de eleição, um bom momento para falarmos sobre marketing político e como uma estratégia bem planejada pode ajudar nos resultados de uma campanha.
O que é Marketing Político?
O Marketing Político são as ações com objetivo de construir e repassar uma imagem positiva e verdadeira sobre uma determinada campanha eleitoral, projeto público ou organizações.
Uma estratégia bem planejada pode conquistar a população, trazendo o apoio para a campanha. O foco do Marketing Político pode ter vários objetivos: aumentar a popularidade de um candidato, conquistar confiança e admiração das pessoas, atrair a opinião pública a favor do político e outros.
Como toda e qualquer estratégia, para ser reconhecido é preciso ser inovador, ou seja, ser diferente dos demais e fazer com que o público deseje escolher a sua campanha. É preciso mostrar na sua estratégia de Marketing Político que o candidato possui todo o preparo para oferecer soluções assertivas para atender as necessidades da população.
Qual a diferença entre Político e Eleitoral?
Apesar de parecer a mesma coisa, esses dois tipos de Marketing são diferentes um do outro.
Como dito acima, o Marketing Político é a junção de estratégias para divulgar uma campanha eleitoral e projetos de um candidato, não apenas antes da eleição, mas também em todo mandato do político.
O Marketing Eleitoral refere-se ao conjunto de planejamentos estratégicos durante o período de campanha do político, onde há divulgação de planos e propostas do candidato para conseguir atingir uma maior quantidade de pessoas e converter essas pessoas em votos favoráveis ao político.
Tendências de Marketing Político para 2022
O cenário é muito amplo e, atualmente, moderno. Oferece inúmeras condições para realizar a conexão com eleitores e população e também a moldagem de opinião pública, antes era muito comum a divulgação por folheto, anúncios de rádio, telefonemas…
Hoje em dia a tecnologia é um fator favorável para divulgar uma campanha política e o Marketing Digital está totalmente dentro do Marketing Político.
As redes sociais estão entre as principais tendências de Marketing Político neste ano. As mídias permitem uma conexão e interação direta com a população. Nas redes, é possível receber feedbacks instantâneos, analisar a campanha de outros candidatos, construir sua imagem e ter presença digital.
As Redes Sociais possuem conteúdo 24 horas, como os stories. Por lá é possível interagir e criar conteúdo para os seguidores se sentirem ainda mais próximos do político, além da postagem fixa no feed e vídeos no reels, que possui um grande alcance para o público.
Hoje, os vídeos são os conteúdos mais vistos na internet, então investir em uma estratégia de marketing com multimídia significa chamar a atenção do usuário.
Influenciadores digitais estão em alta, eles divulgam marcas, produtos e negócios, porém, não é permitido usar esse tipo de publicidade em campanhas eleitorais.
Conte com a Agência Capixaba para ficar por dentro do universo do Marketing Digital, fale com a gente!