No momento você está vendo Tendências de Marketing Digital em 2021

Tendências de Marketing Digital em 2021

2020 foi um ano atípico e trouxe mudanças significativas para o marketing digital devido a pandemia do Covid-19, ampliando ainda mais o tráfego de pessoas nos canais de relacionamento.

Com muito mais empresas e empreendedores migrando para o mundo digital a fim de manter as suas operações, a forma como empresas e clientes se relacionam mudou significativamente.

Quer saber como aproveitar todas as tendências do marketing digital para 2021? Fica com a gente! 

 

Novo normal do marketing digital 

Apesar de tudo, pode-se dizer que foi um ano muito bom para o marketing digital. O isolamento social antecipou o que estava por vir: o crescimento do e-commerce, isso porque tanto empresas quanto consumidores estão revendo suas prioridades. 

Segundo a pesquisa realizada por Sérgio Chereneski, Head de Estratégias Digitais da GhFly,  42% das pessoas pretendem comprar mais de casa após a pandemia e 30% querem passar menos tempo dentro de lojas.

Além disso, 31% preferem usar a entrega de alimentos a domicílio e a mesma porcentagem não se incomodam em pagar a mais pelo celular, além de 36% das pessoas pretendem passar mais tempo pesquisando online antes de comprar na loja física.

O que também chama atenção nesta pesquisa é que 34% das pessoas afirmaram que farão mais exercícios em casa, 33% vão comer em restaurantes com menos frequência e 30% pretendem consumir mais pelos streamings.

Com o boom do marketing digital, o mundo realmente mudou e a expectativa para o marketing digital em 2021 é a evolução dos negócios. Com o maior volume de experiências positivas de clientes migrando para o digital, o caminho não tem volta, a tendência é o mercado saber aproveitar esse crescimento e explorá-lo de maneira eficaz.  

Confira as tendências que prometem bombar no marketing digital de 2021.

 

Integração do e-commerce com as redes sociais

O e-commerce não possui um potencial de lucro por si só, isso porque as pessoas não chegam ao seu site sem ter quem levá-las até lá. Ao contrário das redes sociais, por exemplo, que os consumidores entram por hábito e vontade própria.

Utilizando as redes sociais de forma correta você constrói uma relação verdadeira com cada possível cliente, interagindo e criando conteúdos que geram engajamento, focando na interação com o público-alvo, gerando maior proximidade e ganhando visibilidade trazendo mais pessoas para o seu site, por consequência uma maior chance de venda. Principalmente com as possibilidades do facebook, google e instagram shopping.

Por isso, dedique-se a criar um bom planejamento de conteúdo, que contenha o direcionamento assertivo para cada mídia social. Escolha o ambiente em que você estará presente e trace táticas de postagem e comportamento no ambiente digital.

Ah, vale lembrar que com a chegada de ferramentas de pagamentos virtuais como PicPay, Pix e o pagamento via Whatsapp, favorecem ainda mais a diversidade de vendas pelos sites e aplicativos

 

Inteligência artificial e chatbots (ainda mais) sofisticados

O uso de chatbots e inteligência artificial cresceu muito neste último ano, e promete estar presente no marketing digital em 2021.

Para quem não sabe, chatbots fazem parte da evolução digital, criado com a necessidade de estreitar relacionamentos, estabelecer uma conversa imediata e dar suporte de qualidade aos clientes. Eles são vistos como um exemplo da vontade dos humanos de se livrarem de fazer atividades repetitivas e a preocupação com a agilidade, focando na concentração de tarefas que exigem planejamento e estratégia.

Os chatbots são capazes de  manter a conversa com os usuários de maneira natural, por meio de APP de mensagem, sites e demais plataformas digitais. A presença deles nas empresas transformam a relação cliente/marca com vendas, marketing e atendimento.

Esses robozinhos dos chats podem funcionar de duas maneiras: por meio de estabelecimento de diretrizes ou de inteligência artificial e aprendizado de máquina.

  • Baseados em estabelecimento de diretrizes: Os chatbots baseados por meio de regras ou diretrizes são mais limitados do que os de inteligência artificial, pois só compreendem um tipo de vocabulário já pré-definido no tipo de navegação criada e respondem a um número definido de solicitações.

    Este chatbot tem a intenção de oferecer aos consumidores a realização de tarefas mais objetivas, como requisição de segunda via de boletos ou acompanhar entregas, que nesse caso, não necessita de inteligência artificial.

  • Baseados em Inteligência Artificial: Alguns elementos são essenciais para o chatbot funcionar com IA, como: algoritmos adequados, redes neurais artificiais, entendimento de linguagem natural e classificação de texto.Eles possuem uma rede inspirada no cérebro humano e por isso o investimento é maior. Ele é programado para aprender enquanto interage com os clientes, ou seja, enquanto os usuários conversam com o sistema ele aprende nossa linguagem buscando a solução para as dúvidas.

    Quanto mais ele interage, mais ele aprende a responder com maior precisão. Quando conectados com tecnologias mais avançadas, eles têm a capacidade de manter o contexto da conversa, gerenciar um diálogo e ajustar a resposta de acordo com o assunto tratado.

Para o marketing digital em 2021, os chatbots vem com o objetivo de melhorar o relacionamento com o cliente!

 

SEO: atenção aos mecanismos de busca

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É nada mais que a otimização de conteúdos e sites para que as plataformas de buscas tenham prioridade com a sua página, deixando no topo dos resultados para a busca, além de ajudar a melhorar a sua visibilidade aumentando o tráfego.

Para o seu negócio, é fundamental estar em uma boa posição nas páginas de resultados. Mas para quem pensa que isso só funciona para o google e youtube está muito enganado. O SEO em 2021 também está presente nas diversas redes sociais do zuck, como o instagram e facebook.

Essa otimização é essencial para gerar leads, aumentar suas vendas e influenciar na decisão de compra, além de fortalecer a reputação da marca.

Com a tecnologia avançada do jeito que está, o marketing digital em 2021 terá o SEO afetará ainda mais as consultas de busca, o combate a poluição visual (excesso de anúncios), a presença de vídeos e imagens no seu site e o Google My Business!

Ter o SEO na estratégia de conteúdo da sua marca é essencial para mostrar seu negócio, alcançando grande espaço nas buscas orgânicas.  

 

Marketing Viral

O marketing viral tem o objetivo de ser bastante compartilhado, comentado e visto pelos usuários, é uma estratégia de mídia utilizada para o próprio público-alvo. O grande porém desse método é que viralizar nem sempre é fácil, é preciso criar um conteúdo diferenciado, que gere identificação ou estranheza e contar com a sorte.

Os memes são exemplos comuns da estratégia viral, na maioria das vezes nascem do Twitter e são espalhados rapidamente, o que os levam a chegar em outras plataformas digitais como Instagram e Facebook. 

Conteúdos virais tem um valor acima do esperado, conquistando novos públicos rapidamente. Com o estouro das mídias sociais e o “nascimento” dos influencers digitais, as marcas enxergam essa oportunidade do marketing digital viral como uma boa oportunidade de bombar na internet também.

Boas dicas para praticar no marketing digital viral em 2021 é analisar a sua persona, identificar seu comportamento, abusar de um humor que gere identificação e não ter medo de ousar na criatividade (porém sempre tomando cuidado para não causar polêmica excessiva). Mas essencial é incentivar o compartilhamento, use estratégias para gerar engajamento para que as pessoas interajam a ponto do seu conteúdo atingir os resultados estimados.  

 

 Investimento em marketing de conteúdo

Com o novo ano chegando, é tempo de investir e estimular ainda mais a imaginação, tirar as ideias do papel e agir. Definir metas e determinar como o marketing de conteúdo será usado para cada campanha específica.

O marketing digital em 2021 tende a ser mais interativo, com conteúdos de multimídia, como: gifs animados, vídeos curtos, imagens, podcasts e entre outros que acabam chamando mais a atenção dos usuários.

Bora pocar em 2021? Conte com a gente para transformar relacionamento em vendas!