You are currently viewing Saiba o que a nova atualização do iOS 14 representa para os anúncios do Facebook

Saiba o que a nova atualização do iOS 14 representa para os anúncios do Facebook

Todos nós já sabemos a importância das redes sociais para o marketing digital e como as marcas se consolidam com isso através de campanhas, anúncios, entre outras estratégias. Porém, uma nova atualização do iOS 14 para usuários de iPhone pode vir a mudar a estratégia do marketing digital no Facebook. 

A Apple anunciou atualizações no iOS 14 que afetarão o modo como ferramentas (como o pixel do Facebook) recebem e processam eventos de conversão. A partir de agora, a nova política da Apple proíbe a coleta e o compartilhamento de alguns dados e, para avisar aos usuários da rede, os dispositivos irão exibir uma mensagem informando a novidade e questionando se eles concordam ou não. 

Na prática, quando o usuário concorda com a nova política e desativa o rastreio do dispositivo iOS 14, a personalização do anúncio e o relatório de desempenho para eventos de conversão em aplicativos e na web são mais limitados e o cenário só muda quando o usuário aceita que a atividade seja rastreada.

 

Como o iOS 14 afeta os especialistas em marketing no Facebook

A recente política do iOS 14 irá proibir a coleta e compartilhamento de determinados dados, a não ser que as pessoas decidam por rastrear no iOS 14, aceitando este comando.

Se os usuários do iOS 14 optarem por não serem rastreados pelo Facebook, resultará em grande efeito dominó. Entenda:

  • Se o Facebook não for capaz de rastrear o comportamento do usuário, a eficácia do pixel de rastreamento e todas as suas implicações são drasticamente diminuídas. Isso resulta em relatórios imprecisos de conversões até esforços de remarketing ineficazes .
  • As opções de segmentação serão enfraquecidas. Isso significa que sua capacidade de criar anúncios hiperpersonalizados para o público pode ser muito prejudicada.
  • Com poucas opções de segmentação resultará em mais desperdício de gastos e menos personalização do texto do anúncio .

 

Como o iOS 14 afeta seus anúncios do Facebook?

Com essa nova atualização, as empresas serão forçadas a recorrer a assinaturas e pagamentos no aplicativo. Isso porque a repercussão está relacionada ao fato de a Apple “não ditar com suas próprias regras”. Eles não recebem uma redução da receita de anúncios do Facebook ou outros APPS com modelos de negócios similares. 

 

1- Publicidade menos eficiente e menos eficaz

Como dito acima, tudo se resume à capacidade de rastrear eventos e comportamentos como você costumava fazer. Se feito da forma correta, todas as estratégias de publicidade do Facebook terão alguma forma de remarketing , rastreamento de conversão ou geração parecida, mas tudo isso depende da eficácia do pixel de rastreamento do Facebook. 

Se os usuários não optarem pelo rastreamento, isso tornará o pixel do Facebook inútil para essa pessoa. Se todos os usuários que estão no Facebook com um iPhone recusarem o rastreamento, você não poderá anunciar depois para esses indivíduos por meio de remarketing em seus dispositivos móveis.

2- Menos vendas por anúncios do site

Essa afirmação é feita a partir das pesquisas e estudos do Facebook por meio de seus próprios dados. A tendência para os anúncios despersonalizados vai sofrer impacto sobre quem pretende aumentar as vendas através do Facebook, uma perda de personalização que pode resultar em 60% menos vendas no site.

3- Queda na receita de anúncios de instalação de aplicativos do Facebook

A falta de personalização pode levar a uma queda na receita em 50% resultante dos anúncios de instalação de aplicativos do Facebook. Isso tudo está sendo feito para aqueles que criam aplicativos e os promovem com anúncios no Facebook, resultando também na queda de remarketing e personalização de anúncios levando a reduções massivas na receita.

4- Maior dificuldade para as pequenas empresas alcançarem seu público ideal, limitando o crescimento

Isso se dá pela capacidade da pequena empresa não apenas de fazer remarketing para as pessoas que visitaram seu site, mas também de aproveitar os dados de pixel para otimizar públicos semelhantes.

 

Resposta do Facebook ao iOS 14

O Facebook se posicionou atacando a decisão da Apple, afirmando que isso afetará negativamente as pequenas empresas que desejam anunciar em sua plataforma por meio de marketing digital.

Essa nova atualização do iOS 14 tem o potencial de ser extremamente prejudicial à receita do Facebook. De acordo com o Statista.com, 79,9% dos usuários no Facebook usam o aplicativo em seu telefone móvel em comparação com 1,7% usam apenas em computadores desktop ou laptop. Os 18,5% restantes usam os dois modos.

Desses 79,9%, haverá uma grande parte que usará um dispositivo iOS com a atualização do iOS 14. Diante desse número de usuários, terá uma porcentagem que permitirá que o aplicativo rastreie seus dados e quantos deles serão desconhecidos e provavelmente não serão uma grande fração do todo. 

 

E agora? O que podemos fazer?

Com a atualização do iOS 14 e o surgimento da nova Lei de Proteção de Dados, o Facebook implantou novas regras em sua plataforma. Agora todo domínio configurado no Business Manager só poderá trabalhar com até 8 eventos instalados. Os eventos são as ações do Pixel.

É importante ter o domínio configurado no Facebook para não ter a conta bloqueada ou os anúncios pausados até que a configuração seja feita.

Embora isso ainda não seja uma obrigação, essa é uma grande recomendação para que anunciantes deixem seu site e seus dados de forma esclarecida para ambas as partes.

 

Não seja pego de surpresa, conte com uma agência de marketing digital para se preparar para as mudanças do mundo digital!