You are currently viewing Reposicionamento de marca: quando é a hora certa de mudar?

Reposicionamento de marca: quando é a hora certa de mudar?

Sua marca precisa estar sempre alinhada com o cliente, e uma boa maneira de exaltar isso é colocando em prática o reposicionamento de marca. Para isso é preciso estudar e enxergar os pontos fortes e fracos do seu negócio, sabendo a hora certa de  mudar a sua marca.

Lembre-se que independente da mudança, ela precisa ocorrer de forma natural e organizada. Você sabe como planejar a mudança da sua marca? Vamos te auxiliar neste texto!

 

Quando é a hora certa de mudar a marca?

A necessidade de mudar a marca pode vir tanto de fatores internos, quanto externos. 

Os fatores internos são aqueles que dizem respeito ao seu negócio, como a entrada em novos mercados, mudança no segmento e ramo de atuação, novos produtos ou serviços ou somente uma mudança no valor da sua empresa.

Por outro lado, há a possibilidade de mudar sua marca por questões que fogem do seu controle mas que determinam uma mudança no posicionamento do seu negócio. Como, por exemplo, o comportamento dos seus consumidores, demandas novas, mudança estratégica dos concorrentes e até mesmo inovações do mercado. 

Portanto, não há necessariamente uma hora certa de mudar a sua marca, tudo depende dos seus estudos e planejamentos para permanecer sempre em ascensão.

 

O que é reposicionamento de marca?

Reposicionar sua marca significa mudar a imagem que os consumidores têm do seu negócio. Criando uma nova identidade para ela, o seu negócio apresenta um jeito novo de se comunicar alinhado à necessidade de mudar a marca. 

É necessário ter em mente que a essência da sua marca nunca irá mudar, muito pelo contrário, vai sempre permanecer a mesma, porém o posicionamento não precisa estar estagnado e ser sempre o mesmo. Não tenha de mudar e inovar, o reposicionamento deve acompanhar a essência e a proposta de valor do negócio de uma maneira versátil e flexível. 

 

Quando reposicionar a sua marca?

Assim como ser-humanos, marcas possuem personalidade, atitude e princípios, e através dessas características elas se comunicam e se relacionam com os consumidores do seu negócio. A base para ter esse relacionamento bem sucedido é a autenticidade, portanto, é preciso conhecer a fundo sua marca, saber sua verdadeira essência para se posicionar com relevância.

Para descobrir se seu negócio precisa de reposicionamento e mudar a marca, é preciso se questionar, há diversos fatores que te auxiliam nessa resposta. Se atente a questões como: 

  • Sua marca ainda expressa a razão pela qual foi criada?
  • Ela está conectada de forma genuína com o seu público?
  • Está crescendo de acordo com o que foi planejado?
  • Seus colaboradores estão engajados no mesmo propósito?

É uma forma de avaliar a fundo a relação da sua marca com o público e o seu valor para o mercado. Se as questões acima forem respondidas negativamente, será a hora de se reinventar e inovar em busca de outros caminhos sem perder a verdadeira essência da marca. 

 

O que fazer no reposicionamento de marca?

O rebranding envolve muito estudo e cuidado na pré mudança de marca, por isso é necessário ficar ligado nos seguintes pontos:

Construa uma nova imagem: identifique os valores que a sua marca pretende transmitir de agora em diante e quais foram os aspectos que fizeram o seu negócio perder a relevância. Identificar o erro é sempre a primeira opção. 

Consulte seus clientes: Investigue a relação do seu público com a sua marca, assim, você consegue analisar as expectativas pelo ponto de vista direto do consumidor e as chances de sucesso na hora de mudar a marca será maior. 

Foque na comunicação: após definir um novo rosto para seu negócio é hora de investir na divulgação da mudança da sua marca. Serve para atrair novos consumidores ou até mesmo resgatar os antigos, o que importa é mostrar que a mudança veio para ficar. Foque no marketing e também na comunicação.

Monitore os resultados: compare as métricas de antes e depois de mudar a marca, conseguirá avaliar com precisão se a movimentação está valendo a pena e monitorar os pontos onde precisa ter mais atenção. 

 

Está na hora de reposicionar sua marca? Entre em contato com a gente para pocar no mercado!