You are currently viewing Marketing e Publicidade: você sabe a diferença?

Marketing e Publicidade: você sabe a diferença?

A gente sabe que é muito comum achar que marketing e publicidade são a mesma coisa. Mas você sabe na prática a diferença entre os dois? 

Calma que neste texto iremos esclarecer cada uma dessas áreas e como que elas podem alavancar os resultados do seu negócio se aplicadas corretamente e de maneira correlata. Prontos?

 

O que é marketing?

O marketing é um conjunto de estratégias e ferramentas que ajudam a fortalecer a marca e, por consequência, realizar vendas. Para ter uma boa estratégia de marketing são necessários alguns cuidados.

O primeiro é entender os objetivos do negócio. Para isso é preciso avaliar a matriz SWOT da empresa, com os pontos fortes e fracos, na análise do ambiente interno, e as oportunidades e ameaças, na análise do ambiente externo.

Depois de fazer um diagnóstico da empresa, é hora de traçar planos para aproximar o consumidor da marca. Para isso o marketing considera os 4ps do marketing, desenvolvido por Kotler:

  • produto;
  • preço;
  • praça;
  • e promoção.

Lembre-se sempre de ter os objetivos de marketing claros, conectados com os objetivos do negócio e com metas estabelecidas. Isso te guiará nas ações da marca e na comunicação com o seu público alvo.

 

O que é publicidade?

O marketing tem como principal objetivo aproximar o cliente do seu negócio. Já a publicidade é uma das ferramentas do marketing responsável pela divulgação do seu produto ou serviço

Tem como objetivo atingir seu público alvo, atraindo, vendendo ou divulgando uma ideia ou produto. 

 

Marketing digital e publicidade online: qual a diferença? 

O marketing digital tem o objetivo diferente da publicidade online, nele, o principal objetivo é vender mais e melhor, tendo assim, um propósito mais amplo, visando fidelizar clientes, o aumento da visibilidade da marca, utilizando métricas que priorizam o ROI (Retorno do Investimento) das campanhas e resultados financeiros. 

Na publicidade online, esses objetivos estão ligados a soluções, valores e divulgações de ideias. Por exemplo, o marketing tem o objetivo de atingir um volume de vendas para um produto de uma marca, então o objetivo da publicidade será criar uma campanha com o foco nesse produto destacando seus diferenciais nas mídias certas. 

Por isso, o foco da publicidade está no modo em que se adequa uma mensagem ao público alvo, para atingir as metas no marketing trazendo resultados para a empresa. 

Então, pode-se dizer que as duas áreas andam juntas e garantem o aumento das vendas, mas por caminhos diferentes. 

 

Semelhanças entre marketing digital e publicidade online

Como vocês perceberam, o marketing e a publicidade caminham juntos. Por isso, um planejamento bem estruturado é essencial nas duas áreas, pois definem metas e objetivos para o negócio e organiza as decisões estratégicas. 

Tanto no marketing, quanto na publicidade, o entendimento e análise de métricas é de grande importância. Assim, você sabe o que precisa melhorar na sua campanha, sabendo o que mais atrai o seu público alvo buscando sempre aprimorar. 

Saber estabelecer a persona também está presente em ambas as áreas, um negócio sem a persona definida é um erro, pois sem ela você não consegue elaborar estratégias certeiras. É de grande relevância atrair as pessoas certas para o seu negócio, direcionando a comunicação.


Para uma boa estratégia de marketing e publicidade

Para ter uma boa estratégia de marketing utilizando a publicidade como ferramenta fique atento a esses pontos:

O primeiro passo é o estudo de personas, ou seja, é necessário que você analise os perfis de cliente ideal para o seu negócio, é importante também analisar a concorrência, assim, você pode ter um olhar mais crítico a respeito do que irá fazer.

Após a análise de personas e concorrência é importante encontrar a palavra chave. Conhecendo bem o seu público fica mais fácil de saber o que vai produzir e quais os termos necessários a falar para sua produção de conteúdo. 

 

Gostou deste conteúdo? Quer dicas boas e mais rápidas? Fique por dentro das nossas redes sociais: @agenciacapixaba