You are currently viewing Marketing de conteúdo: os textos que não podem faltar

Marketing de conteúdo: os textos que não podem faltar

Marketing de conteúdo é a verdadeira moeda de troca da internet. É uma estratégia essencial para qualquer empresa que quer crescer no meio digital e ganhar visibilidade na rede.

 

O que é marketing de conteúdo?

Como o próprio nome já diz, marketing de conteúdo é a estratégia de marketing digital focada na produção e distribuição de conteúdo para atingir o seu público alvo no momento certo, ou seja, no momento em que ele mais precisa. 

 

Marketing de conteúdo no marketing digital

Antes de tudo é preciso olhar para a sua marca, saber qual imagem quer passar para o público e como se relacionar e se posicionar perante eles. Estabelecer sua missão e valores é o primeiro passo para começar a criar um conteúdo, assim você terá a sua linguagem própria, que também é um grande diferencial. 

Depois de saber quem você é, é hora de definir para quem você fala. Com muita pesquisa e dados reais você deve determinar o seu público alvo e buyer persona (já falamos sobre isso neste texto aqui!).

Agora sim, com estas diretrizes bem desenhadas, vamos lá: marketing de conteúdo é uma maneira de engajar, interagir e se espalhar.

É preciso usar ao seu favor esta estratégia assertiva para atrair potenciais clientes, além de melhorar o relacionamento já existente com o cliente. Estar presente não só digitalmente na vida do público alvo, aprimorar seu rankeamento nas buscas do google e consequentemente gerar mais vendas. 

Não sabe por onde começar? Confira estes exemplos de conteúdo para sua estratégia digital!

 

Webinars

Essa estratégia de conteúdo é parecida com workshops, palestras ou cursos online. Aqui é abordado um determinado assunto relevante com possibilidade de chat ou comentários abertos para os espectadores interagirem.

O conteúdo abordado e a maneira com você irá interagir com o público resultará em credibilidade para você e o seu negócio.

 

Instagram Stories

É uma ferramenta do marketing de conteúdo que se usado com inteligência, pode gerar muita interação. Fazer com que o público interaja com você por meio de caixas de perguntas e respostas, votação em enquetes e usar a criatividade para manter o público interessado na sua página é essencial para sua estratégia digital.

Uma boa dica também, é colocar links externos, para outras páginas que você quer direcionar o seu  público, como por exemplo: seu site, blog, vídeo e entre outros.  

 

Email marketing

Um dos canais mais usados pelas empresas com grande alcance dos públicos, essa estratégia tem contato direto com o consumidor. Isso permite estreitar o relacionamento mantendo sempre próximo a relação entre marca e consumidor, além de promover conteúdos publicados em sites e blogs, enviando periodicamente as informações sobre atualizações dos conteúdos. 

Gostou? Temos um texto que te ajuda a montar uma estratégia de email marketing de sucesso!

 

Texto para blogs

Atualmente, essa ferramenta do marketing de conteúdo é uma das mais relevantes e de maiores resultados. É uma das maneiras mais acessíveis de reproduzir um conteúdo e fazer com que cada vez mais pessoas interajam com a sua marca. 

Saber usar de maneira certa, textos para blog agregam valor ao seu negócio aumentando o tráfego, redirecionando o cliente para a sua página, melhora o SEO, colocando sua página em uma das primeiras opções de busca no google e sites de pesquisa. Manter o blog sempre atualizado com conteúdos atuais e de relevância é a maneira certa de se manter em referência para o seu mercado.

 

Textos que não podem faltar no marketing de conteúdo

Para ter credibilidade e se dar bem no meio do marketing de conteúdo, é preciso saber qual tipo de texto você pode explorar para manter sempre a sua estratégia no ápice!

 

Texto instrucional

Tem o objetivo de guiar o leitor, ou seja, direcionar ele para o caminho certo. Pode ser uma lista ou até mesmo um “manual de instruções”. O texto tem que ser claro e objetivo, como um passo a passo ensinando algo ou informando.

Ele pode ser dividido em: institucional e prescritivo. No institucional, como dito acima, o objetivo é ensinar a fazer algo em etapas, ou simplesmente informal algo em etapas. Já o prescritivo é dar ordem ou convencer de forma persuasiva o leitor a fazer algo. 

 

Texto descritivo

É a apresentação ou venda de algo, no contexto comercial, pode ser a descrição de um produto, seus pontos positivos e negativos. É vender um produto ou serviço por meio textual, falando suas funcionalidades, vantagens, desvantagens para gerar uma imagem consolidada ao leitor. 

 

Texto publicitário

É aquele que tem a abordagem publicitária, ou seja, mais apelativa, sentimental e reflexiva, gerando maior conexão para tornar o conteúdo relevante e memorável (mesmo o usuário não comprando no momento, ficará marcado e poderá comprar posteriormente o serviço ou produto).

 

Texto expositivo

Um dos mais importantes também para os textos para blog para aumentar a interação no marketing de conteúdo é o texto expositivo. Tem o objetivo de informar e educar, visa apresentar algo de forma direta. No área comercial, essa modalidade possibilita expor o seu negócio, conteúdo ou produto de maneira pratica.

 

Quando você cria conteúdo, você fica na mente do leitor, criando autoridade no assunto, afinal, são eles que guiam os usuários para o conhecimento que ele precisava até chegar ao destino final: o que você vende

Conte com a gente para ter conteúdos relevantes na sua estratégia de marketing digital!