You are currently viewing Instagram Shopping: como vender na rede social

Instagram Shopping: como vender na rede social

As redes sociais são espaços de relacionamento, mas a cada atualização do algoritmo do percebemos que elas caminham também para espaços de venda. Neste texto vamos te ensinar a montar o seu Instagram Shopping e dominar as vendas na internet!

O Instagram Shopping é uma ferramenta que possibilita a compra de produtos online, direcionando da loja do instagram para o site de vendas.

 

Vantagens do Instagram Shopping

Para proporcionar uma experiência de compra diferenciada, o Instagram Shopping é uma ótima ferramenta. Ele une os dois pilares principais de um negócio digital: relacionamento e vendas. 


Expansão digital

Uma das principais vantagens está na possibilidade de expansão da presença digital da sua marca, essencial para qualquer estratégia de marketing digital.

Quando as postagens marcadas com produtos da sua loja no instagram têm um bom engajamento na sua audiência, a chance dessa publicação ir para a aba Explorar da rede social é grande. O que irá trazer novas pessoas com gostos similares para o seu perfil.

 

Jornada de compra ágil

Outro ponto essencial é diminuir os gargalos da jornada de compra. Com o Instagram Shopping o cliente será direcionado exatamente para a página de compra, com mais detalhes do produto.

Dessa forma, a decisão de compra é facilitada pela diminuição das etapas. Além do fato de ser uma intenção de compra vinda de uma rede de relacionamento, ancorando essa venda em argumentos emocionais.

 

Coleções e catálogos

No instagram shopping é possível criar coleções e catálogos com produtos similares. O mais legal é que essas coleções podem ser compartilhadas de forma única, além de serem compartilhadas com outras ferramentas da família do Zuck, como o facebook e o whatsapp. Facilitando tudo para a vida dos consumidores (e agilizando ainda mais a jornada de compra).



Novidades que estão por vir

Essa galera do vale do silício não para nas inovações e o objetivo é que o instagram se torne o marketplace mais queridinho da internet. Para isso, uma das principais novidades que está por vir é o checkout no próprio aplicativo.

Essa versão está sendo testada nos Estados Unidos e fará com que as lojas do Instagram Shopping não precisarão ser direcionadas para um site externo à plataforma. Mas atenção, a cada venda o Instagram receberá uma taxa (não tem ninguém bobo né? rs).

Outra novidade importante será os lembretes para lançamentos e reposição de estoque. Agora se a sua cliente estiver esperando um novo produto, ela será notificada pelo instagram!

Uma última novidade que já está sendo utilizada por marcas selecionadas é a realidade aumentada para ver determinado produto em tamanhos ou aplicações reais. Uma loja de óculos, por exemplo, terá a possibilidade de oferecer para seus clientes a possibilidade de ver como uma armação ficará no seu rosto (como se fosse um filtro nos stories que estamos acostumados).

 

Regras para ativar a sua loja

Por mais que essas novidades ainda estejam sendo testadas, o Instagram Shopping já é uma realidade. Mas, como tudo na rede social segue uma política de uso, existem umas regrinhas para você montar a sua loja online e não ter problemas no futuro, como um shadowban!

As regras são:

  • Tenha uma conta comercial no instagram;
  • Ter essa conta associada ao Gerenciador de Negócios do Facebook;
  • Ter pelo menos 9 postagens para ativar a sua loja;
  • Vender produtos físicos, desde que não seja bebidas alcoólicas, animais, produtos para adultos e outros que violem as políticas do instagram.

 

Como criar um instagram shopping?

Vamos de passo a passo? Antes de criar o seu Instagram Shopping a sua conta comercial do Instagram deve estar conectada com a página do Facebook e o Gerenciador de Negócios.

Tendo em vista que o Instagram é uma plataforma do Facebook, só com os produtos aprovados por ele a sua loja vai conseguir aparecer no Instagram.

Passo 1 – Sendo assim, na sua página no Facebook clique em Configurações e depois em Instagram. Agora conecte a sua conta do Instagram nesta aba.

Passo 2 – No Gerenciador de Negócios, clique em Gerenciar Catálogos e crie um novo catálogo para a sua loja. Selecione a opção Comércio Eletrônico e caso o seu e-commerce tenha sido criado com inteligência de integração (como fazemos por aqui), automaticamente os produtos aparecerão no seu catálogo.

Mas, se o seu site não tiver essa inteligência, não tem problema: faça o cadastro manual dos seus produtos. Depois de cadastrados todos os produtos, conecte o seu catálogo com o perfil comercial do instagram (ainda no Gerenciador de Negócios).

Passo 3 – Depois que seus produtos forem aprovados, é hora de ativar a sua loja no Instagram. No seu aplicativo, vá em Configurações e depois em Empresas. Depois clique em Compras e o seu catálogo aparecerá alí. Agora é só marcar os produtos nas publicações que você desejar!

 

Fácil e rápido, seu potencial de vendas na rede social está garantido. E se precisar de qualquer ajuda neste processo, pode contar com a gente!