You are currently viewing Clubhouse: tudo sobre a rede social do momento

Clubhouse: tudo sobre a rede social do momento

O vale do silício ganhou um novo foco de atenção. O Clubhouse é a nova rede social queridinha do momento, criada por Rohan Seth, ex-funcionário do Google, e Paul Davison, empresário da tecnologia.

Mas se a sua primeira reação é fugir de mais uma nova rede social, dê uma chance para o Clubhouse. Ele pode mudar o rumo do seu negócio, humanizando a sua empresa e criando relacionamento entre marcas e pessoas.

O aplicativo, criado em março de 2020, foi lançado recentemente e já vale bilhões, encantando grandes nomes internacionais, sendo utilizado por grandes celebridades e executivos de todo o mundo. E você vai ficar de fora? Neste texto vamos te deixar por dentro desta nova rede social.

 

Como funciona o ClubHouse?

Uma mistura de podcast com live, o Clubhouse é uma rede social de áudio, onde salas de conversa moldam a estrutura do aplicativo e o usuário pode entrar e sair de qualquer uma delas. Cada sala tem uma temática distinta e quem participa pode encontrar palestras, shows de música, bate papos e até reuniões.

Além das salas abertas também tem as salas privadas, onde você reúne apenas aqueles que podem escutar a conversa.

De modo bem prático, funciona desta forma: o moderador cria um grupo e adiciona uma outra pessoa para conversar. Caso deseje, o moderador pode deixar outras pessoas participarem e ele pode escolher quem consegue falar e quem pode só ouvir.

Este recurso abre inúmeras possibilidades, pois você pode criar uma sala onde só você pode se comunicar ou um grande bate papo onde todos conseguem conversar.

Você pode estar pensando: “Ah, mas isso é igual o grupo de whatsapp da minha família onde todos conversam por audio”. Tem duas diferenças, a primeira é que grandes celebridades não estão no seu grupo da família, a segunda é que o Clubhouse é uma rede social síncrona (diferente das mais comuns que temos por aí).

Isso significa que as conversas não ficam gravadas e se você não tiver online na hora, não tem como escutar depois. É menos como um podcast e mais como uma rádio, por exemplo.

 

Regras e privacidade

Se por um lado as conversas não ficarem gravadas pode ser entendido como algo interessante e até charmoso do Clubhouse, por outro levanta o questionamento sobre a moderação do conteúdo em relação aos discursos de ódio.

Indagados sobre isso, o aplicativo assegurou que apresenta algumas formas de denúncia e investigação dentro da rede.

Mas, para não ter nenhuma gafe durante o uso do Clubhouse, separamos algumas dicas para vocês:

  • Você não é apenas espectador: assim que você entra numa sala o seu microfone está aberto, cuidado para não falar nenhuma besteira e passar por alguma situação embaraçosa.
  • Não tente gravar conversas: se você for pego tentando gravar a tela do seu Iphone de modo a gravar a conversa uma mensagem aparecerá e você pode ser excluído da rede social.
  • Cuidado com quem você convida: você é eternamente responsável por quem você convida e permite a entrada no Clubhouse. Se essa pessoa fizer algo contra as regras e for expulsa, você também pode ser.

 

Como sua marca pode estar presente?

Se tem uma nova sensação rondando o universo digital, a sua marca deve estar atenta em como se aproveitar desta oportunidade. O Clubhouse tem um enorme potencial de criação de comunidade e a sua empresa precisa fazer parte.

Estar mais próximo do seu público, humanizar os executivos da empresa e patrocinar conversas incríveis pode ser algumas das estratégias que a sua marca pode adotar neste novo oceano azul.

E sabe o melhor? Todas as conversas são segmentadas e nichadas para assuntos de interesse específico. É um ambiente pronto para as marcas investirem em marketing de conteúdo de modo a fortalecer sua comunidade.

Claro, ainda não podemos prever se o Clubhouse veio para ficar ou não. Mas é preciso estar atento a todas as oportunidades, pois as marcas que chegarem antes terão vantagens competitivas reais.

 

Quem pode entrar no ClubHouse?

Há quem diga que só pode entrar no Clubhouse com um convite, mas não precisa sair pedindo convite por aí. Se você tem um Iphone, é só baixar o aplicativo e fazer o seu cadastro. Depois é só esperar que um amigo seu entre na rede social e permita a sua entrada!