No momento você está vendo Lançamento Digital: Tudo o que você precisa saber

Lançamento Digital: Tudo o que você precisa saber

Uma das grandes estratégias de marketing digital é, sem dúvidas, o lançamento digital. Ele tem como objetivo gerar um alto índice de fluxo de receita em um curto espaço de tempo. 

Se você deseja trabalhar essa estratégia é preciso ter em mente duas questões: o que significa, de fato, um lançamento digital? E quais os tipos de lançamento digital? 

Confira abaixo.

 

O que é um lançamento digital?

Além de aumentar os resultados e deixar a empresa com credibilidade no seu nicho, o lançamento digital é o caminho ideal para o sucesso de um novo produto, campanha ou abordagem. É preciso inovar e transformar. 

Já ouviu falar na Fórmula do Lançamento? Ela é um programa com formas para lançar ofertas de maneira diferentes, porém eficazes. O objetivo dessa fórmula é criar expectativa e ansiedade no público até a data do lançamento, criando, assim, um aumento de receita maior que o normal. 

Apesar de o tempo de um lançamento digital girar em torno de uma a duas semanas, o trabalho de um lançamento dura muito antes de você abrir o carrinho de compras. Isso pois é preciso uma grande autoridade de marca e boa preparação de leads para comprar seu produto ou serviço, podendo durar meses para atingir o resultado esperado. 

 

Os tipos de lançamento digital?

Na estratégia de lançamento digital é preciso ter definido qual o objetivo da sua campanha para que os resultados surgirem. Há 6 tipos de lançamento digital. Vamos te explicar todos eles!

 

Lançamento semente

É o mais “simples” pois não precisa necessariamente ter o produto pronto para ser lançado. Esse método é comum ser usado por empreendedores que não têm muito conhecimento na área de marketing digital.

O objetivo é atrair o maior número de pessoas interessadas em um assunto específico, fazendo com que elas digam os desejos e dificuldades que possuem para que o seu negócio produza algo alinhado com o desejo do público. 

 

Lançamento interno

É considerado o lançamento digital mais eficaz, pois os seus clientes já conhecem você. Porém, há uma necessidade de um esforço maior a ser estabelecido, requer o uso de diferentes mídias para divulgar seu produto para conseguir o engajamento necessário e consequentemente ter resultados. 

 

Lançamento externo

Este lançamento digital deve ser feito juntamente com o interno, de maneira estratégica com objetivo de criar uma lista de leads e parcerias. Requer um investimento maior, portanto, a consequência será um faturamento mais alto. 

 

Lançamento relâmpago

Neste método, você oferece uma oferta exclusiva, porém com um menor espaço de tempo para adquirir o seu produto. Pode ser usado o email marketing com sua lista de contatos. 

 

Lançamento perpétuo

Neste método, pode usar um mesmo lançamento digital já feito, com o objetivo também de atingir novos públicos. Se você fez um lançamento interno, essa estratégia será eficaz para criar um fluxo de leads significativo. 

 

Lançamento afiliado

Como o nome já diz, aqui não é oferecido seus produtos, e sim, de terceiros, mas sempre com tempo limitado, mantendo as características do lançamento digital. 

 

O que é preciso para ter sucesso no lançamento 

Para obter sucesso nos resultados de lançamento digital é preciso ter algumas pontos bem alinhados.

 

  • Comece a divulgação do produto: O timing é muito importante, afinal, a divulgação do produto não deve ser feita com um mês de antecedência, muito menos em cima da hora. O público de interesse deve ter tempo suficiente para se preparar para o lançamento, mas não para esquecê-la.

 

 

  • Busque a colaboração de influenciadores digitais: Influencers digitais possuem um grande alcance com o público, eles lidam com uma audiência segmentada que gera credibilidade para sua marcaFaça uma lista com influenciadores que despertam o interesse da sua persona e selecione os que melhor se encaixam na categoria do produto que irá lançar. Temos um texto sobre marketing de influência, você já viu?

 

  • Realize uma pesquisa da concorrência: Isso é fundamental na hora de planejar sua marca e o lançamento do seu produto. Observe as empresas que já estão no mercado e se elas tem um produto semelhante ao seu e inove com pontos de diferenciação.

 

O passo a passo do lançamento digital

 

1- Faça uma análise de SWOT

É uma ferramenta fundamental para estabelecer os pontos fracos e fortes do seu negócio e as oportunidades e ameaças que o mercado está inserido. O diagnóstico ajuda na prevenção de futuros erros e aumenta as chances de acerto. 

 

2- Estabeleça o preço

Definir o preço é importante para lançar no mercado o seu produto de maneira certa, portanto, conheça seus consumidores a fundo e dedique-se a descobrir seus hábitos de consumo.

 

3- Escolha bem as plataformas de lançamento digital

Onde você irá lançar seu produto depende do tipo com o qual você trabalha e com o público que ele é direcionado. Escolha uma plataforma onde seus consumidores se sintam familiarizados. Essa escolha é essencial para que o lançamento do produto ocorra conforme o esperado e tenha resultados eficazes. 

 

4-Defina a melhor época para o lançamento digital

A ansiedade para lançar o produto é normal, mas é necessário avaliar o padrão de consumo dos seus clientes. Na maioria dos casos, é melhor esperar alguma estação do ano ou então vincular o lançamento do produto com alguma data especial.

 

Já pensou em usar a estratégia de lançamento digital para o seu produto? Conte com a gente para alavancar o seu negócio.