Você está visualizando atualmente Como montar uma newsletter?

Como montar uma newsletter?

Você sabe montar uma newsletter? Não investir nessa estratégia significa perder uma fonte grandiosa de tráfego para atrair potenciais clientes. 

Manter uma boa relação com seus clientes é importante para estabelecer a fidelidade e não deixar sua marca acabar “caindo no esquecimento”. Uma estratégia assertiva de email marketing pode funcionar como uma certa ligação nessa relação. 

Quer aprender a montar uma newsletter e alavancar seu negócio no meio digital? Continue acompanhando esse texto!

 

Qual a importância de montar uma newsletter? 

Primeiramente, é importante saber o seu significado. Uma newsletter é um tipo de e-mail informativo enviado para contatos selecionados com uma periodicidade pré estabelecida e uma linha editorial voltada para um conteúdo específico, ou seja, você informa com conteúdos relevantes para quem possui realmente interesse.

Para receber uma newsletter é preciso se cadastrar através de uma assinatura, como se fosse até mesmo um jornal ou revista, sem cobranças.

Uma newsletter não necessariamente é utilizada para fins comerciais (vender um produto ou serviço), seu objetivo maior é fazer parte da sua estratégia de marketing digital a fim de melhorar a relação cliente e marca.

Para uma newsletter ser bem aproveitada, é preciso que ela contenha conteúdos relevantes que prendam e chamem a atenção do leitor, gerando um tráfego orgânico a sua loja online, site, ou redes sociais da sua empresa. Além dessa aproximação natural com o usuário, saber montar uma newsletter significa educar de certa forma o seu público sobre os seus serviços.   

 

Passo a passo para montar sua newsletter

Montar uma newsletter não é tão difícil quanto parece, com foco, planejamento estratégico e atenção você certamente conseguirá manter o fluxo periódico de publicações no email dos seus contatos. 

A seguir, montamos uma listinha com os fundamentos necessários para montar uma newsletter e alcançar grandes resultados, confira o passo a passo: 

Determine suas metas: é preciso ter em mente aonde você quer chegar e o que quer alcançar, alinhe seus planejamentos. Responda perguntas como: “Que resultado eu espero ao montar uma newsletter?” Sabendo o que quer alcançar você conseguirá estipular metas de crescimento e estabelecer seus objetivos reais.

Você pode utilizar uma newsletter para elevar o tráfego do seu site, educar e conquistar leads e etc.

  • Defina sua frequência de entregas: após decidir os conteúdos a serem enviados, é a hora de avaliar a frequência que você deseja entregá-los. A frequência de envio depende do quanto você consegue gerar valor aos seus assinantes, é importante verificar a quantidade de conteúdo produzido e se a entrega está sendo bem aproveitada pelos usuários, sendo assim, você define o período de envios, podendo ser quinzenal, semanal ou mensal. 

 

  • Facilite a leitura para o leitor: para chamar a atenção do assinante, é possível inovar na textualização do conteúdo, usando tópicos, gifs, conteúdos multimídia, links externos e entre outras opções. Torne a leitura escaneável e agradável, afinal, o diferencial é o que realmente chama atenção.

 

  • Layouts adaptáveis: com smartphones na mão é possível fazer tudo, incluindo ler um email, portanto, é importantíssimo que a sua newsletter tenha boa adaptação em todos os tamanhos de tela (tablet, celular, computador, etc), valorizando a visualização do usuário.

 

  • Não se esqueça de assinar o seu email:  A assinatura é responsável para o leitor identificar de onde vem esse conteúdo, humanizar a marca é uma maneira de estreitar relacionamentos, e de quebra, ainda faz uma propaganda do seu negócio.

 

  • Interaja com seus assinantes: responder e ouvir os leitores é uma maneira natural de aproximação.  Verifique sempre se há algum retorno, para assim, responder os usuários que tiraram um tempo para te responder. Interação é a chave do sucesso.

 

  • Mensure os resultados: para realizar as métricas da sua newsletter é necessário mensurar os resultados, analise junto com os dados que você estabeleceu como objetivo primordial para enxergar se sua estratégia de email marketing está sendo assertiva e saber os pontos onde deve aprimorar ou manter. Mensure observando quais conteúdos foram mais acessados, compartilhados e por aí vai.

 

Não sabe como começar uma estratégia assertiva de marketing digital? Aqui na Agência Capixaba nós temos as soluções para o seu problema. Entre em contato com a gente para alavancar o seu negócio!