You are currently viewing Pinterest marketing: vale a pena investir?

Pinterest marketing: vale a pena investir?

Instagram, Facebook, Pinterest e Twitter são umas das principais midas sociais mais usadas no mundo. Usar as redes sociais para divulgar o seu negócio e a sua marca é essencial para bombar no mundo do marketing digital. 

Aproximar o público, buscar soluções práticas e criar relações são uma das várias vantagens de investir em marketing digital.Pinterest também é uma ótima ferramenta para ampliar a sua presença digital e alcançar um maior número de pessoas.

Você conhece o Pinterest marketing? Confira nesse texto!

 

O que é Pinterest? 

O Pinterest é uma rede social de imagem, você divulga o seu trabalho e a sua marca através de fotos, além de poder também inserir descrições junto com links que encaminham os internautas para o seu site, blog ou outras redes sociais.

 

Recursos do Pinterest

Os pins são as publicações do Pinterest e neles, existem algumas práticas que devem ser levadas em consideração para a sua produção, veja essas dicas: 

  • Imagem com destaque: é recomendado que a imagem do post seja na vertical, com proporção aproximada de 2:3 (1.000 x 1.500 pixels);
  • Marca em destaque: chame atenção destacando o produto ou serviço que sua marca oferece;
  • Apresente seu produto: deixe claro as soluções que seu produto ou serviço oferece, seus prós, vantagens e diferencial; 
  • Tenha uma logo: deixe a vista o seu logotipo para os usuários te reconhecerem;
  • Utilize do recurso do texto: contextualize seu produto, explicando a mensagem que seu pin quer passar para os usuários. 

 

Vantagens de utilizar o Pinterest

As vantagens do Pinterest Marketing estão nos usuários. Os integrantes dessa rede buscam por soluções específicas. As outras mídias sociais, por serem usadas com mais frequência e por um maior número de usuários tem o objetivo de buscar as principais notícias do agora, ou para passar o tempo.

No Pinterest é diferente, as pessoas entram já sabendo o que querem procurar e encontrar. Uma outra grande vantagem do Pinterest é o tempo de vida dos posts em relação às demais redes sociais. Posts do Instagram, por exemplo, duram cerca de algumas horas no feed de notícias e variam de acordo com  a quantidade de engajamento e interações, já a publicação no Pinterest é mostrada em média, durante um mês. 

 

Pinterest marketing: importância do investimento para o seu negócio

Se você ainda não incluiu na sua estratégia o Pinterest marketing, a hora é agora. A rede social possui um alcance orgânico e conta com 200 milhões de usuários ativos todo mês, mais de 2 bilhões de buscas nesse mesmo período e mais de 100 bilhões de pins.

O Pinterest Marketing pode ser uma grande estratégia de tráfego de referência e uma boa opção para alcançar e criar relação com o público. Abaixo, listamos as principais dicas e vantagens para investir no seu negócio:

Opção de salvar para sites 

Os usuários do Pinterest podem salvar as fotos da rede social direto do seu site. Isso é possível pela opção do botão salvar para sites, basta instalar e ele aparecerá em todos os layouts do site, para a possibilidade de salvá-los na sua pasta do Pinterest. 

 

Pins avançados

Os pins avançados trazem detalhes aprofundados sobre as imagens do seu post, é realizado através de dados adicionais no seu site ou e-commerce e logo após, verificados e aprovados com o Pinterest. Sendo assim, é possível que o usuário que for salvar o pin leve consigo as informações destes dados adicionados para a plataforma. 

Esses pins avançados estão disponíveis somente para a conta business do Pinterest, e existem 4 tipos: pin de produto, pin de receita, pin de artigo e pin de aplicativo. 

 

Shop the look

Essa opção estimula os usuários do Pinterest a comprarem diretamente pela plataforma. Sendo assim, a pessoa que se identificar com um produto da sua marca através da imagem, ao clicar, é direcionado ao site para realizar a compra.

Na prática, o Pinterest Marketing, assim como em qualquer outra rede social requer criatividade. É preciso publicar para a sua persona, portanto requer um visual que chame atenção, se destaque, seja dinâmico e tenha muito estímulo para prender o usuário. 

É preciso também manter a periodicidade das publicações dos seus pins. Afinal, quem não é visto não é lembrado e o jeito certeiro de atrair público no Pinterest é mantendo sempre a atenção dos usuários.

Esta rede social é uma rede de busca, por isso com o Pinterest Marketing pode usar e abusar do SEO. Use as palavras chaves corretas para que seu pin apareça nos primeiros lugares na busca, para assim, gerar mais visita para o seu site.

Ah, não deixe de preparar o seu site para essas visitas, afinal, de que adianta alcançar os usuários sem estar preparados para recebê-los? 

 

Pinterest Marketing: integre-o com outras mídias sociais

Quanto mais gente, melhor não é mesmo? Se a sua marca tiver um perfil nas outras redes sociais como Instagram e Facebook (o que é aconselhável ter), é importante compartilhar os pins nestas mídias para ter um maior alcance do seu próprio público que já se identifica com a sua marca. 

O seu site e blog também estão inseridos nessa integração com os pins. Utilize as opções adicionar widgets ou incorporar publicações nas postagens. Deste modo, você direciona os usuários visitantes para sua página no Pinterest.

 

Quer estar um passo à frente no mundo do marketing digital? Conte com a gente para alavancar o seu negócio!