Transformação Digital: como migrar a sua loja para o online

Transformação Digital: como migrar a sua loja para o online

A grande maioria das vendas já migraram para plataformas digitais. Então, para você não ficar para trás e começar a planejar a sua transformação digital, separamos passos essenciais do seu planejamento.

Este é um delicado momento para qualquer negócio. Por isso, é preciso estar atento aos detalhes para que a sua marca não sofra nenhuma crise institucional neste processo.

 

Passo a passo da transformação digital

Por mais que pareça, migrar a sua loja para o digital não é um processo simples. Por isso é preciso muita atenção a todos os passos a seguir para ter uma transformação digital de sucesso!

Faça um bom planejamento

O ponto inicial de qualquer transformação digital é um planejamento bem detalhando, com um estudo de viabilidade, posicionamento, produto, precificação e outros. Uma empresa tem muitas variáveis e frentes de estruturação, ao migrar para o digital não deixe nada de fora.

Ao desenvolver este plano de negócios para este novo momento da sua empresa, o marketing digital é imprescindível. Fazer um diagnóstico completo com análise de concorrente, definição de personas e tom de voz pode ser um fator determinante para o sucesso da sua marca.

 

Otimize a sua gestão de estoque

Muita gente vai para o digital mas se esquece de unificar e otimizar o estoque. É essencial que você tenha um sistema único, com variações para canais online e off-line.

Sabe por quê? Cada vez mais os consumidores estão optando por comprar online e retirar na loja física. Esta nova tendência só funciona quando você tem um estoque organizado.

Além disso, como já explicamos no texto sobre as mudanças de consumo, 29% das pessoas se frustram com problemas de estoque nas lojas online. Você não quer ser uma dessas empresas né?

 

Loja bonita e visual atraente

Um feed vitrine é muito importante para o seu negócio, mas quando falamos de venda online estamos falando do seu checkout. Imagine na sua loja física você tem uma vitrine perfeita, mas quando o cliente entra na loja é tanta bagunça que ele não sabe nem como chega no caixa, imagine achar o produto que ele estava procurando.

No digital, além da vitrine, o seu site deve ter um design que valorize a experiência do usuário, com um mapa inteligente e fluxos bem fundamentados. Afinal, ele está um clique de distância de desistir da compra.

 

Atenção ao atendimento 

Sempre sempre e sempre falamos sobre isso por aqui. Atendimento ao cliente no digital é um ponto fundamental para uma boa experiência e retenção de cliente.

Quando lidamos com um atendimento presencial temos muitos artifícios para encantar o consumidor. No digital, tudo precisa ser humanizado para criar boas impressões e sensação de conforto e confiança.

Por isso, atenda o seu cliente no canal que ele deseja ser atendido. Para isso, evocamos uma palavrinha mágica no momento: omnichannel. Isso é fundamental para uma boa experiência, já que hoje 90% dos consumidores esperam canais de #autoatendimento sem trocas de plataforma. Esteja onipresente em todos os canais, e faça com que estes canais se conversem.

 

Cuidado redobrado na logística 

Segundo pesquisa da Opinion Box, 34% das pessoas que desistem de uma compra online está relacionado ao preço do frete e 19,7% desistem porque não estão dispostos a esperar o tempo de entrega.

Ao fazer o seu planejamento inicial, leve em consideração os custos e tempo de entrega para ultrapassar essa dificuldade. Ter uma estratégia de logística pode ser um grande diferencial.

Não se esqueça de estruturar a sua política de entrega e de trocas de forma clara e transparente. Problemas podem acontecer, mas é necessário que você esteja preparado para solucionar todas as complicações com o menor ruído possível.

 

Adapte a sua estratégia de vendas

Não saia anunciando sem uma estratégia definida e definitivamente não clique no botão “promover” do instagram. Encontre quem precisa do seu produto e anuncie apenas para esta pessoa.

A gente já falou aqui sobre Ad Blindess e como o consumidor se irrita com uma propaganda fora de contexto. Aproveite das segmentações que o digital proporciona e desenvolva uma estratégia de comunicação eficaz.

 

Como que está sendo o processo de transformação digital na sua empresa? Conte com a gente para te guiar neste importante momento de conquistar novos mercados!