No momento você está vendo Marketing 5.0: o novo conceito de Kotler

Marketing 5.0: o novo conceito de Kotler

Na obra de Philip Kotler, marketing 5.0 o autor ensina maneiras eficazes de usar a tecnologia para atender a demanda de clientes. É uma maneira inovadora de integrar o avanço tecnológico com modelos de negócios diante da mudança de comportamento do consumidor. 

Vamos saber tudo sobre o marketing 5.0 na visão de Kotler neste texto! 

 

Marketing 5.0: quem é Philip Kotler?

Philip Kotler é famoso por ser conhecido como o pai do marketing, isto porque ele há anos ele publica livros sobre marketing que tem o verdadeiro impacto positivo para os profissionais do ramo. No começo do ano passado se juntou com outros quatro executivos para lançar o livro marketing 5.0: tecnologia para a humanidade.

Philip Kotler possui 50 obras traduzidas para mais de 25 línguas diferentes. Ele é considerado um dos 10 pensadores mais influentes da área de negócios pelo The Wall Street Journal.

 

Marketing 5.0: a evolução do marketing

Para falar sobre o marketing 5.0 e a sua evolução, precisamos voltar para onde tudo começou. 

Na visão de Kotler, o marketing 1.0 teve poucas alternativas, porém muita produção. Era um momento denominado como “Era dos Produtos” e marcado por ter foco exclusivamente de empresas produtivas. Um exemplo dessa fase é o fordismo, que tinha como conceito a padronização de produtos para otimizar o tempo e o processo oferecendo o produto com um preço acessível conseguindo atingir a massa como um todo. 

Exemplo: em 1915 Henry Ford reduziu a produção de carros para apenas a cor preta, o que agilizou o processo de produção e ao mesmo tempo contribuiu para uma queda no valor dos carros, aumentando a procura.

 

Marketing 2.0

O marketing 2.0 ficou marcado como a ascensão do cliente como o centro das ações. Foi na Era do Consumidor que o cliente teve mais espaço nas estratégias das empresas. A internet  foi um fator que impulsionou o marketing 2.0, com os mecanismos de busca e e-commerce já que através deles os potenciais clientes podiam se inteirar sobre os produtos e ofertas. Nessa fase as empresas diminuíram a comunicação em massa para focar no público segmentado. 

 

Marketing 3.0

O marketing 3.0 ficou conhecido como o mundo além das aspirações comerciais. Foi em torno de 2010 que as empresas começaram a enxergar a importância de agregar valor à sociedade. Essa era ficou conhecida como Era do Valor. Foi aí que as empresas começaram  a formar a missão, visão e valores. 

Nessa era as empresas vão além de informar sobre produtos e serviços, elas começam a querer mostrar aos clientes os seus verdadeiros valores e serem também reconhecidas por isso. 

 

Marketing 4.0

O marketing 4.0 teve foco na tecnologia digital e o protagonismo do cliente 

Em 2017 a era 4.0 potencializou ainda mais as duas últimas eras, o marketing 2.0 e 3.0. Foi nessa época que empresas começaram a adotar planos e estratégias de comunicação e mercado inclusivas. Nessa fase, houve o ampliamento do relacionamento empresa e consumidor no universo online.

 

Marketing 5.0

A fase atual do marketing 5.0 é a fase de evolução do marketing com a tecnologia para o bem estar de todos. A ideia surgiu em 2020 pela pandemia, onde empresas e empreendedores precisaram estar por dentro dos desafios comerciais de maneira online, tecnológica e inovadora.

Nessa fase a tecnologia vai muito além do que comunicação online, abrange também automações, inteligência artificial e inovação para capacitar as ofertas para o bem estar do ser humano.

Um exemplo dessa tecnologia é a telemedicina que proporcionou em meio a pandemia onde ninguém podia sair de casa, consultas médicas através de videochamada.  

 

Ainda não leu o livro? Por esse site você efetua a compra e fica por dentro do poder da tecnologia moderna em relação aos novos valores da humanidade.