You are currently viewing Loja online para pequenos negócios

Loja online para pequenos negócios

Com o avanço tecnológico e consequentemente o aumento de usuários ingressados nas redes sociais, empreendedores e empresários buscam inovar sempre. Uma das melhores maneiras de aproximar os clientes do seu negócio é através da loja online.

Seja para expandir o seu negócio, tornando-o além de loja física, a loja online também é muito interessante para aqueles micro empreendedores que visam começar um novo negócio apenas no meio virtual.

Segundo pesquisas, esse ano no Brasil, o número de expansão de lojas online foi superior a 22% do que em 2020. Boa parte desse aumento se deu pelo começo da pandemia, através do distanciamento social e fechamento do comércio, empreendedores se reinventaram e a loja online ganhou mais espaço neste meio.

 

O que é necessário para abrir uma loja online? 

Para abrir uma loja online é preciso primeiramente, definir o seu público alvo. Utilizar técnicas de marketing para descobrir a persona do seu negócio, com certeza trará bons resultados para o seu objetivo de atrair o cliente correto. Assim, você não perde tempo e oferece aos clientes um produto qualificado e assertivo baseado nos seus reais interesses. 

Definir o segmento de atuação do seu negócio também é importante na hora de abrir a sua loja online. Após essa definição, chegou o momento de realizar pesquisas e estudos aprofundados sobre o seu mercado de atuação. 

Essa é a hora de buscar o seu diferencial, prestar atenção na concorrência, comparar serviços, produtos e preços.  Faça seu planejamento estratégico, a definição do que você irá oferecer, pesquisa de fornecedores, parceiros e toda jornada de compra e venda.  

O feedback também é um ponto importante para manter a reputação de uma loja online. Inclua no seu planejamento avaliações de entrega e atendimento, fator crucial para fidelizar clientes.

 

Importância da gestão para uma loja online

Criar uma loja online vai muito além de ter apenas um site ou um perfil nas redes sociais. Para manter a credibilidade, o bom funcionamento e a boa relação com os usuários, é necessário saber gerir a sua loja, afinal, para se destacar do concorrente é preciso inovar. Portanto, a loja/marca que tiver a melhor visão, gestão e controle sobre os seus processos, sem dúvidas será destaque

Listamos as 5 principais dicas para gerir corretamente a sua loja online: 

 

1- Se envolva com o seu negócio: esteja à frente, seja organizado, mantenha o controle de estoque, pedidos, vendas e até mesmo das entregas. 

 

2- Analise os índices e métricas: acompanhar os índices significa acompanhar as vendas, quantidades de visitas, o tempo médio que cada usuário fica no seu site, os produtos mais procurados e a taxa de rejeição.

 

3- Mantenha o controle financeiro: organização e planejamento financeiro também é um passo a frente para a boa gestão de uma loja online. Planeje e controle sua despesas, mantendo o controle de fluxo de caixa para garantir seu orçamento e tudo sair conforme o esperado

 

4- Escute o cliente: o atendimento é tudo e mais um pouco. Como já dito anteriormente, avaliar seu atendimento mantendo a boa relação com cliente, buscar feedbacks, são dados importantes para descobrir os erros e acertos da sua gestão.

 

5- Invista em marketing: é necessário usar e abusar da criatividade. Utilize as redes sociais para criar conteúdo relevante sobre a sua marca e produto, use todos os recursos que as plataformas oferecem, de modo a chamar a atenção do usuário. Utilize o email marketing para promover ações e atrair os consumidores, pense em promoções criativas e não se esqueça de aproveitar as datas comemorativas. 

 

Benefícios de uma loja online

Ter uma loja online para divulgar os seus produtos, significa investir com garantia de retorno. A maioria das vezes, montar uma loja física requer um investimento mais alto, além de burocracias de documentações e aluguel.

Já no e-commerce, basta comprar um domínio, escolher a plataforma que deseja atuar, criar layouts assertivos e funcionais que facilitem a navegação do usuário e dar início a sua jornada.

Além deste benefício, uma loja online requer menos custo de manutenção, já que neste caso não precisará pagar aluguel ou contas de despesas. 

O alcance mais amplo de consumidores também é uma ótima vantagem, já que com o fácil acesso a internet, todos poderão encontrar a sua loja online, ampliando os horizontes e os possíveis clientes. 

Ingressar no mercado online é uma ótima maneira de começar um investimento, porém, assim como todo e qualquer negócio, seja físico ou online, é necessário muita dedicação e estudo.

 

Você possui um negócio e deseja abrir uma loja online? Conte com a gente para te auxiliar nesta jornada!