Ad Blindness: o consumidor não presta atenção

Ad Blindness: o consumidor não presta atenção

Você acredita que temos um barreira mental em relação a propaganda nas redes sociais? Se a sua resposta foi sim, você está certo! Mas há formas de burlar o Ad Blindness, que é produzindo anúncios com conteúdos que realmente são interessantes para o seu público.

Presta atenção nesta rotina: o despertador toca, você pega o seu celular, confere as mensagens no whatsapp, vê alguns stories no instagram e lê alguns e-mails. Toma café, vai para o trabalho e no caminho se aprofunda nas notícias mais importantes do dia. Entre um projeto e outro, uma reunião e outra, você sempre dá uma olhadinha no celular. Na volta para casa, assiste um vídeo engraçado que te enviaram mais cedo e antes de assistir alguma coisa no netflix ou na TV, dá uma olhada nas suas mídias sociais.

Essa rotina é cada vez mais comum, estamos conectados a vários meios de comunicação e todos eles estão disputando a nossa atenção. Mas se engana quando você pensa que por isso o consumidor está desatento.

 

Ad Blindness: de olho nos ladrões de tempo

Não estamos desatentos, o que mudou foi a tolerância aos ladrões de tempo. Eu duvido que você preste atenção em algo só porque está sendo mostrado. Se estivéssemos há 15 anos atrás era muito comum você ver um programa de televisão ou um vídeo que não te interessa. Hoje é só você clicar ‘próximo’ e pronto.

Mas é só lançar aquela série nova no netflix que tem tudo a ver com você ou colocar os seus melhores amigos em uma mídia só que você passa horas dedicando o seu tempo e atenção. Isso nos dá uma certeza: quando o conteúdo nos interessa, nós prestamos atenção!

 

Mas afinal, o que é Ad Blindess?

“Tudo bem, eu presto atenção ao meu feed do instagram, mas quando ver um anúncio eu ignoro completamente”. Algumas pessoas acham que nascem com um AdBlock mental, um bloqueador de propagandas que o no minuto em que elas veem já fecham as janelinhas.

Isso é real, e é chamado de Ad Blindness, uma barreira quando a propaganda é percebida como tal. Acontece que quando um anúncio digital é bem pensado parece que ele é feito para você e até soluciona um problema que você estava penando para resolver, quem diria!

Com as novas tecnologias é possível analisar o seu consumidor e prever aquilo que ele gosta ou gostaria de receber. Dessa forma, com uma base de dados inteligente os conteúdos estão cada vez mais assertivos e adequados ao contexto do seu público, fazendo com ele preste atenção duas vezes mais.