6 passos para você dominar o mundo das lives

6 passos para você dominar o mundo das lives

Nas redes sociais é cada vez mais comum a utilização das lives para a produção de conteúdo com diferentes propósitos. Seja no instagram, no facebook ou o youtube, uma live é uma ótima pedida para aumentar o engajamento de uma página.

Se bem aplicada, ela permite a captação de potenciais clientes e a melhoria do alcance orgânico. Mas realizada de forma errada, pode acabar prejudicando a imagem da marca. Afinal, quem aqui está cansado de toda hora receber uma notificação de uma live diferente?!

O desespero de produzir conteúdo imediato pode acabar atrapalhando na relevância da informação. Por isso, quando falamos para você fortalecer a sua presença digital e estar presente nas redes sociais através das lives, não excluímos a necessidade de um planejamento de conteúdo estratégico.

 

6 passos para dominar o mundo das lives

Mesmo em meio ao imediatismo, todo o conteúdo precisa de uma razão de ser, um propósito, um objetivo com metas bem definidas. Se você adotou uma estratégia de lives, indicamos que você siga alguns passos para garantir o sucesso da sua transmissão.

 

1. Saiba o que será dito

Tenha um roteiro pré-definido com que você irá abordar na conversa. Mesmo que você se sinta confortável em falar com o público, um roteiro estabelece uma base estrutural sólida para você desenvolver suas ideias deforma mais confiante.

Caso a sua live tenha um convidado, uma boa dica é compartilhar este roteiro com a outra pessoa. Assim ambas saberão a ordem dos conteúdos que serão discutidos, além de evitar falhas e garantir a máxima eficiência da transmissão.

 

2. Atenção ao cenário e decoração

Prepare cuidadosamente o cenário, isso pode ser um grande diferencial da sua live. Não precisa ser uma mega produção, nem que o lugar seja muito sofisticado. O interessante é um lugar com boa iluminação e sem ruídos sonoros.

A decoração é um toque especial. Invista em elementos visuais para tornar o seu cenário mais atrativo, e isso varia de acordo com o seu nicho. Se o seu conteúdo é sobre Direito, por exemplo, deixe alguns livros da sua área de atuação no fundo.

Assim como tudo na comunicação, a consistência também vale para a decoração do seu cenário. Tenha itens específicos que transmitem a essência da sua marca. O seu público se sentirá mais confortável reconhecendo o ambiente em que você está falando.

 

3. Quem não se comunica, se trumbica. Divulgue!

Assim que você decidir o local, o tema e a data da sua live, não demore a comunicar ao público. Quando criamos um senso de antecipação, seus seguidores podem se planejar melhor para consumir o seu conteúdo e espalhar a notícia para outras pessoas.

Mas também não divulgue e saia correndo. É normal que as pessoas tenham dúvidas sobre o que será conversado, por isso esteja sempre à disposição para responder todas as indagações do seu público – se a sua live for compartilhada, fique atento também as dúvidas do público do seu convidado.

É muito importante diversificar os canais de divulgação, para atingir um maior público. Mesmo que a sua live seja no instagram, comunique também pelo facebook, linkedin, youtube e outras redes. Uma boa prática desenvolver um calendário de lives e enviar de um e-mail marketing minutos antes da live começar!

 

4. Teste áudio, teste microfone, teste tudo!

Se o cenário pode ser o sucesso da sua live, o áudio pode ser o fracasso. Nada pior do que durante a transmissão aconteça alguma falha técnica. Além de afastar o público, que perde a paciência facilmente com conteúdos sem qualidade, as falhas também podem prejudicar a imagem da marca.

Por isso, faça testes com o microfone, com o áudio, iluminação e também a internet. Cheque as baterias e tenha sempre segundas opções prontas caso você precise. Uma outra dica é evitar portas e janelas, e ter a atenção de sempre manter o mesmo tom de voz durante a transmissão!

 

5. Aposte na interação com a audiência

Não espere que a interação aconteça de forma natural. É fundamental que durante a live, sempre que possível, você converse com a sua audiência instigando o público a enviar dúvidas e opiniões.

Leia e responda as perguntas, é importante que você não deixe que essa interação se perca. Uma boa prática é no início da live você ler em voz alta o nome das pessoas que forem entrando e durante as interações divulgar o nome do usuário, agradecendo pela interação.

 

6. Acabou? Ainda não!

Dedique-se também depois que a live terminar. Faça conteúdos com o que foi conversado durante a transmissão, como um blog post, um ebook ou uma publicação no instagram.

Certifique-se de responder as dúvidas que ficaram para depois, disponibilizar links úteis sobre o conteúdo e agradeça a participação de todos.